imagem do onda

terça, 14 de julho de 2009

Grupo Acaba será homenageado na abertura do 10º FestinBonito

MS Notícias

Em um encontro que celebra a cultura brasileira, os traços e as cores de Mato Grosso do Sul, um dos mais importantes grupos musicais do Estado está entre os homenageados. O 10º Festival de Inverno de Bonito homenageia na noite de abertura (29), na Praça da Liberdade, o grupo ACABA - Canta-Dores do Pantanal, que apresenta em suas produções a fauna, flora, e as manifestações culturais e folclóricas da nossa terra.

Com 42 anos de carreira, o ACABA surgiu no cenário da música regional em 1967 reunindo profissionais liberais e universitários. O grupo vai além de divulgar em suas músicas os costumes do sul do Pantanal, ele pesquisa as culturas de diferentes nações indígenas, primitivos habitantes de nossa terra, sem a pretensão de realizar um mapeamento socioantropológico completo e definitivo, mas com o objetivo de pôr em debate a defesa de nossas autênticas raízes.

A identidade do Grupo ACABA é o espírito engajado na defesa do bioma pantaneiro e das pessoas que lá promovem o desenvolvimento em harmonia com o ambiente que as rodeia. Algumas canções do grupo foram criadas em vista de atrocidades perpetradas contra as nações indígenas, que acabaram por disseminar essa população e o desrespeito às minorias e à gente pantaneira. Outros temas provém do uso irracional das terras pantaneiras, que polui mananciais, desgasta o solo e assoreia rios.

No final da década de 70, o Grupo ACABA lançou seu primeiro disco homônimo. Em 1980 participou do disco "A música regional do Brasil", no ano de 82 foi uma das atrações do "Prata da Casa". Várias participações aconteceram em diversos trabalhos, em 1997 estiveram num trabalho que mostrou um mapeamento musical do Estado, o "Mato Grosso do Som". Para comemorar três décadas de carreira, lançaram em 1998 o disco "Grupo ACABA - 30 anos de música cultura e pesquisa". Em 2002 produziram o "Pantanal, Coração da América". Produziram também a coletânea Música Folclórica de Mato Grosso do Sul 1, 2 e 3 entrre 2002 e 2003.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: