quinta, 09 de julho de 2009
MidiaMax News
Foi lançado na manhã de terça-feira (7), a 10º edição do Festival de Inverno de Bonito que será realizado entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. O evento trará grandes nomes da música nacional como Elba Ramalho no dia 29, Vanessa da Mata dia 30, Seu Jorge no dia 31 e Caetano Veloso e banda no dia 1º.
Para esta 10º edição a estrutura do festival terá algumas novidades e espaços ecológicos para cantores, músicos, artistas plásticos, atores e público compartilharem da arte, cultura e das belezas de locais.
O governo do Estado com patrocínio do Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Bonito, Petrobras, Sebrae (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) e Cruzeiro do Sul investiram cerca de R$ 1,3 milhão na estrutura e na contratação dos shows, que terão ainda a participação da Família Espíndola e do Grupo Acaba e apresentações de música regional, dança, artes plásticas e cinema.
Para o presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Américo Calheiros o evento é uma atividade de integração da Cultura e do Turismo e que a população local já se integrou ao festival por meio da participação dos shows, palestras e amostras culturais.
O Prefeito de Bonito, José Artur Soares (PMDB) destacou que houve o aumento de voos de Campo Grande para Bonito, o que dá mais comodidade para os turistas de fora do Estado. "Os voos têm aumentado a procura dos turistas por Bonito e agora, na época do festival, o número de reservas tem crescido, principalmente de turistas de outros Estados." afirmou o prefeito de Bonito. Soares também agradeceu o apoio do governo do Estado com a divulgação do festival na 4º Salão de Turismo de São Paulo. Segundo o prefeito as visitas na cidade tiveram aumento de quase 100% nos últimos cinco meses, em comparação ao mesmo período o ano passado, o que representa um total de 130 mil visitas de janeiro a maio de 2009.
O último a falar, o governador André Puccinelli (PMDB) finalizou a cerimônia de abertura agradecendo aos parceiros e patrocinadores, e ressaltou que cultura e o turismo ajudam a diversificar a matriz econômica de Mato Grosso do Sul. "Estamos incrementando na economia do Estado o setor turístico, com suas modalidades, entre elas o turismo de eventos, o turismo cultural e o ecoturismo".
Nas nove edições do festival, foram 1.700 apresentações culturais para um público de 400 mil pessoas. Nesta edição, o evento homenageia o fotógrafo Roberto Higa, o poeta Thiago de Melo e o grupo Acaba, referência nas canções que falam - e defendem - o Pantanal.