sábado, 04 de julho de 2009
Campo Grande News
As três brigadas contra incêndios do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) em Mato Grosso do Sul já terminaram o treinamento e já estão operando no Pantanal. São três os municípios escolhidos como base das brigadas que combateram o fogo na região, Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.
O trabalho das equipes neste momento é o de preparar e orientar fazendeiros e moradores do Pantanal quanto os cuidados que devem tomar com o fogo, e sobre como proceder caso ocorra um incêndio.
Este ano foi antecipada em um mês a formação das brigadas. Isso porque, em maio, houve um incêndio muito grande na região de Corumbá, o que foi interpretado como um sinal de que este será um ano com muitos focos.
"Cada equipe terá à disposição veículos, embarcações e todos os demais equipamentos para combater os incêndios", disse Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em entrevista concedida ao Campo Grande News em maio.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) destinou R$ 500 mil para o trabalhos dos brigadistas, isso inclui treinamento, compra de equipamentos e salário dos homens.
Conforme o superintendente do Ibama no Estado, David Lourenço, a implantação das brigadas do Prevfogo está inserida num contexto de diminuição das emissões de gás carbônico na atmosfera, um dos gases responsáveis pelo aquecimento do planeta. E mais especial ainda porque a maioria dos focos se concentra no bioma pantaneiro.
Dados - Neste ano, segundo o Ibama, foram verificados 1094 focos em Mato Grosso do Sul, 76% deles em Corumbá, com 839 ocorrências; 3% em Porto Murtinho e 1% em Aquidauana. No restante do Estado os focos somam 1%.
As brigadas foram treinadas pelo Ibama e Corpo de Bombeiros com o apoio das prefeituras, e estarão em serviço por seis meses em Porto Murtinho e Aquidauana. Em Corumbá, por decisão da prefeitura, isso será permanente, sendo que o restante do ano a brigada será bancada com recursos do município.