sexta, 19 de junho de 2009
MS Notícias
A Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, através da sua Superintendência Estadual e em parceria com a Fundação Cândido Rondon organizam a 1ª Oficina Territorial da Pesca e Aqüicultura no Pantanal Sul, que aconteceu ontem (18) e hoje, 19, em Aquidauana.
A Oficina faz parte do processo de articulação do Território de Pesca e Aquicultura do Pantanal Sul, que abrange os municípios de Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda e Porto Murtinho.
Essa articulação envolve o setor pesqueiro e aquícola (federação, colônias, associações e cooperativas de pescadores e piscicultores), instituições governamentais federais, estaduais e municipais e entidades de apoio ao setor.
O objetivo dessa política da SEAP/PR é discutir as questões que envolvem o setor da pesca e aquicultura (produção, meio ambiente, fiscalização, situação social e organização) com todos os atores que atuam nessa área e elaborar participativamente um plano de desenvolvimento sustentável da pesca e aqüicultura no Território do Pantanal Sul.
O trabalho envolve entidades como a Federação dos Pescadores de MS, as colônias de pesca, associações, Ecoa, Embrapa Pantanal, UEMS, UFMS, Prefeituras Municipais, IBAMA, MDA, Banco do Brasil, Imasul, Agraer, PMA, INSS, DRT, Conab, Vida Pantaneira, SEBRAE.
Além da participação dos representantes das entidades envolvidas, a abertura da Oficina, no dia 18 e já está confirmada a presença do Superintendente Estadual da SEAP/PR, Valteci Ribeiro de Castro Jr (Mineiro) e dos Prefeitos Cláudio Valério (Anastácio) e Fauzi Suleiman (Aquidauana).
A equipe Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio, dirigida pelo secretário Valdevino Santiago, participará da oficina, que acontecerá no auditório do Hotel e Restaurante Beira Rio, próximo a Ponte Velha, em Aquidauana, com inicio as 13h30 de ontem.