quarta, 17 de junho de 2009
HIHostel.com
Antes reduto de jovens turistas com dinheiro curto e poucas exigências, os albergues estão mudando para acompanhar a sofisticação de seu público. "O jovem que viaja sozinho hoje tem mais dinheiro, é mais independente e quer mais privacidade do que o que viajava há 20 anos", diz Johan Kruger, porta-voz mundial da Hostelling International (HI), que supervisiona as atividades de 4,5 mil albergues em mais de 80 países, entre eles o Brasil.
Diante desta rea lidade, boa parte dessas hospedarias no mundo está em reforma. A ideia é diminuir o número de leitos por quarto, que variava de seis a 12, com banheiro compartilhado, para no máximo quatro, com banheiro privado. "O usuário não quer que o albergue vire um hotel", explica Eliane Porto, diretora da divisão latino-americana da HI. "Ele quer um ambiente com privacidade e conforto. Pode até custar um pouco mais do que um albergue convencional, mas deve ser mais em conta do que um hotel", diz.
Outro que se adiantou e previu a tendência de maior privacidade e conforto foi o Bonito HI Hostel, no Mato Grosso do Sul. Seu proprietário, Luiz Octavio Campos, engenheiro civil e gestor do Hostel em 1996 o projetou e construiu com banheiros privativos em todos os apartamentos coletivos, isto é, cada apartamento coletivo tem o seu banheiro interno exclusivo e com o passar dos anos foi apliando.
Atualmente possui 32 apartamentos, dos quais 24 para casais, todos com banheiros privativos e com ar condicionado.
O Bonito HI Hostel também conta com infra-estrutura privilegiada: piscina, internet Wi-Fi gratuíta, sala de internet, com ar condicionado, HI bar/café, cozinha para uso dos hóspedes, salão de jogos, agência de turismo que organiza todos os passeios ecológicos de Bonito e Pantanal, bicicletas de aluguel, transporte econômico compartilhado, atendimento bilingue, estacionamento próprio.
Pioneiro
O Hostel de Bonito foi o primeiro hostel brasileiro a receber certificação de qualidade HI-QUALITY SYSTEM, observando que no Brasil apenas 4 hostels têm este certificado e no mundo apenas 54 deles.
Expansão
Nos últimos dois anos, o número de quartos duplos nos albergues europeus aumentou 35%. No Brasil, onde há 100 dessas hospedarias filiadas à HI, o aumento chega a 50%.