quarta, 27 de maio de 2009
MidiaMax News
Uma delícia feita da oleaginosa mais produzida no Estado é o prato que São Gabriel leva, representando a região Norte, para o Salão de Turismo que começa amanhã em Campo Grande. O pudim de soja, feito a partir do leite e resíduos do grão.
A sobremesa vem logo a seguir da paçoca de carne seca feita em Costa Rica, os dois pratos que representam a Região Norte na feira. "A soja está presente em todos os dez municípios que estão na Rota Norte, daí o interesse em colocá-la na área gastronômica do Salão", explica a turismóloga da Prefeitura de São Gabriel, Elaine Zuffo.
O pudim é feito nos moldes da tradicional versão de leite, com a substituição do leite de vaca pelo leite de soja. O resíduo que sobra da extração do líquido do grão também é incluso na receita. Os pedacinhos de soja descem até o fundo da fôrma, criando uma massa que se parece com coco ralado. "Uma delícia que vale a pena experimentar", disse Elaine.
O segredo do doce está no preparo da soja. "Para tirar o gosto amargo do grão, é preciso dar um choque térmico durante o cozimento", explica Cleci Tonet, responsável pela receita. O procedimento é simples. Após cinco minutos de fervura, o grão deve ser passado em água fria. Depois do choque térmico, a soja deve cozinhar por mais 15 minutos.