imagem do onda

quarta, 13 de maio de 2009

Trem leva imprensa nacional para conhecer belezas de Miranda

MS Notícias

Alguns dos principais jornais e revistas brasileiros nas áreas de economia e turismo marcaram presença na viagem inaugural do novo Trem do Pantanal e registraram algumas das belezas naturais do Pantanal de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Jornalistas e fotógrafos fizeram toda a viagem entre Campo Grande e Miranda no último dia 09, cruzaram a Serra de Maracaju, almoçaram em Aquidauana e presenciaram a festa da população em Miranda com a chegada do trem na noite de sábado.

Em seguida, os jornalistas da Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, Revista Viaje Mais, Revista Panorama Rural, O Estado de São Paulo, Brasilturis, Gazeta do Povo e Jornal de Turismo seguiram para as fazendas conjugadas Cacimba de Pedra/Reino Selvagem onde ficaram hospedados e participaram de um jantar em comemoração ao retorno do Trem do Pantanal. A recepção foi feita pela proprietária e responsável pela estrutura turística do espaço, empresária Rosaura Dittmar.

Neste jantar, oferecido pela Prefeitura de Miranda, os jornalistas provaram da suculenta costela bovina pantaneira além de carne de jacaré - "frito" e a "moda Reino Selvagem". Na manhã do domingo, os jornalistas circularam próximo à sede das fazendas para fotografar tucanos, papagaios e araras.

A principal visita, no entanto, foi junto ao Centro de Produção do Jacaré Precoce para a Preservação do Jacaré do Pantanal (CEJAP), uma estrutura com capacidade para desenvolver, em cultivo, mais 20 mil jacarés. A visita foi monitorada pelo proprietário das fazendas e idealizador do CEJAP, Gerson Bueno Zahdi, que é também médico veterinário.

Zahdi explicou alguns detalhes sobre desenvolvimento, abate precoce e aproveitamento de carne e couro. Seu projeto é o único no mundo a desenvolver jacaré-do-Pantanal precoce. O animal obtém esta condição quando atinge, com 12 a 15 meses de idade, peso suficiente para bate (em torno de seis a sete quilos). Com esta idade e peso, aproveita-se toda a carne do animal, e não só o filé da cauda. Por serem criados sem receber a incidência de luz solar, os animais apresentam um couro de alta qualidade, sem calcificação.

Durante a visita ao CEJAP os jornalistas também puderam posar para fotos segurando filhotes de jacaré e ao lado de animais considerados prontos para o abate. Logo depois visitaram o Centro de Reprodução, onde ficam os jacarés adultos, que executam a função de matrizes do projeto econômico/científico.

Após a visita nas fazendas, o grupo seguiu para a cidade de Miranda onde fizeram um rápido tour. Conheceram o Rio Miranda, suas chalanas e barcos e visitaram o Centro Referencial da Cultura Terena. Em seguida, os jornalistas seguiram de carro para o Aeroporto Internacional de Campo Grande de onde embarcaram para seus estados.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: