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terça, 21 de abril de 2009

Lula virá ao MS em maio para reativação do Trem do Pantanal

Conjuntura Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar, no dia 8 de maio, da solenidade de reativação do Trem do Pantanal, conforme garante o governo de Mato Grosso do Sul, que conclui até o dia 25 deste mês a pavimentação da via que dá acesso à estação ferroviária do Indubrasil e a revitalização do prédio.

A execução desse projeto foi fundamental para a reativação do Trem do Pantanal, cuja primeira viagem está programada para o próximo dia 8.

Para o governo, a volta do trem de passageiros reforça o potencial turístico do Estado, impulsionando a economia de vários municípios.

Os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano. Em apenas dois meses os operários trabalharam em ritmo acelerado para garantir a pavimentação do pátio central, construção de uma avenida de pista dupla, ligando a estação até a rodovia BR-262, a reforma do terminal de passageiros e o paisagismo do local.

No total estão sendo investidos cerca de R$ 1,6 milhão. Para garantir a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da receita estadual, atualmente sem utilização pública.

Além desta obra, em Campo Grande, o governo do Estado também está concluindo obras nas quatro estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Aquidauana, Taunay e Miranda, cujos prédios foram restaurados e o locais, que estavam totalmente abandonados, foram urbanizados. No projeto, foram respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica visando conservar o patrimônio arquitetônico original.

A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", comentou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo, em recente visita à estação.

A estação ferroviária do Indubrasil, substitui a antiga, localizada no centro de Campo Grande, que foi inaugurada em 1936, sob responsabilidade da empresa NOB (Noroeste do Brasil). Após a privatização, no início da década de 90, o transporte de passageiros foi suspenso, ficando desativado até hoje.

O trem deixou de circular pelo centro de Campo Grande, quando o então prefeito André Puccinelli concluiu o contorno ferroviário Na época, a prefeitura de Campo Grande fez permuta, ficando de posse de terreno e patrimônio predial da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e, em troca, construiu o terminal de transbordo no Indubrasil.

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