terça, 21 de abril de 2009
MS Notícias
O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Obras, conclui até o dia 25 deste mês a pavimentação da via que dá acesso à estação ferroviária do Indubrasil e a revitalização do prédio. A execução desse projeto foi fundamental para a reativação do Trem do Pantanal, cuja primeira viagem está programada para o dia 8 de maio, contando com a presença do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva. A volta do trem de passageiros reforça o potencial turístico do Estado, impulsionando a economia de vários municípios.
Os trabalhos tiveram início em fevereiro deste ano. Em apenas dois meses os operários trabalharam em ritmo acelerado para garantir a pavimentação do pátio central, construção de uma avenida de pista dupla, ligando a estação até a rodovia BR-262, a reforma do terminal de passageiros e o paisagismo do local. No total estão sendo investidos cerca de R$ 1,6 milhão. Para garantir a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da receita estadual, atualmente sem utilização pública.
Além desta obra, em Campo Grande, o governo do Estado também está concluindo obras nas quatro estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Aquidauana, Taunay e Miranda, cujos prédios foram restaurados e o locais, que estavam totalmente abandonados, foram urbanizados. No projeto, foram respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica visando conservar o patrimônio arquitetônico original.
A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", comentou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo, em recente visita à estação.
A estação ferroviária do Indubrasil, substitui a antiga, localizada no centro de Campo Grande, que foi inaugurada em 1936, sob responsabilidade da empresa Noroeste do Brasil (NOB). Após a privatização, no início da década de 90, o transporte de passageiros foi suspenso, ficando desativado até hoje.
O trem deixou de circular pelo centro de Campo Grande, quando o então prefeito André Puccinelli concluiu o contorno ferroviário Na época, a Prefeitura de Campo Grande fez permuta, ficando de posse de terreno e patrimônio predial da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) e, em troca, construiu o terminal de transbordo no Indubrasil.
Audiência pública
Amanhã (16), atendendo solicitação do deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, acontece audiência pública na Assembléia Legislativa, para detalhar todo o projeto envolvendo o Trem do Pantanal. O objetivo é discutir sua importância para o desenvolvimento econômico do Estado, desde a geração de emprego, renda e ocupação para as comunidades da região; sensibilização para preservação do meio ambiente; implementação de novos roteiros para a prática de ecoturismo, culinária regional, turismo em espaço rural, pesca esportiva e seus segmentos; além de aumentar o fluxo de turistas para os municípios/distritos da região.
Estarão presentes o secretário de Obras Públicas e Transportes, Edson Giroto; Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo; o diretor comercial da concessionária Serra Verde Express, Adonai Aires Filho; Ivana Spirt, da ALL (América Latina Logística), representantes sindicais de bares e restaurantes e da rede hoteleira do Estado, acadêmicos de Turismo e Administração, prefeitos e vereadores dos municípios que estão no trajeto do Trem do Pantanal
Estrutura
A BWT Operadora, responsável pela comercialização do Pantanal Express, nome oficial do Trem do Pantanal, já está comercializando as passagens para o passeio turístico, cuja primeira viagem acontece dia 9 de maio. No dia anterior, será realizada a viagem oficial, envolvendo somente autoridades, entre eles o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
De acordo com a assessoria de comunicação da Pantanal Express, além de turistas, na primeira viagem oficial haverá a participação de convidados, como jornalistas e representantes do setor de turismo. A intenção é apresentar o projeto para a população, trade turístico e imprensa nacional e internacional.
O trem será composto por nove vagões, divididos em categorias econômica, turística, executiva, além de restaurante e bagageiro, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas. Na primeira fase, o trem percorrerá o trecho Campo Grande/Aquidauana/Miranda. São 220 quilômetros em cada sentido, percorridos numa velocidade de 30 quilômetros por hora, com duração de aproximadamente sete horas no roteiro. Em 2010, o trem chegará até Corumbá.
As saídas acontecerão todos os sábados, às 7h30, da estação Indubrasil e a volta, aos domingos às 8h30, de Miranda. O preço da passagem, conforme a BWT, será de R$ 39,00 até R$ 126,00, mas para moradores da região está previsto um desconto na tarifa cobrada. Nas categorias turística e executiva, haverá guia turístico e também serviço de bordo. O turista poderá conhecer a história de Mato Grosso do Sul e até mesmo da ferrovia.