imagem do onda

sábado, 04 de abril de 2009

GEF Rio Formoso distribui mudas no Assentamento Santa Lucia

GEF Rio Formoso

Diversas mudas de espécies nativas estão sendo entregues no Assentamento Santa Lucia, em Bonito, MS, por meio de uma parceria entre o Projeto GEF Rio Formoso e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). As mudas foram distribuídas pelos técnicos para 15 produtores e são de árvores nativas e frutíferas de espécies como pororoca, guatambu, Ipê Roxo, goiaba nativa e angico.

O objetivo do trabalho é para complemento e diversificação de espécies dos quintais agroflorestais, numa área total de 3,6 hectares.

Durante todo o mês de abril serão distribuídas 2500 mudas. A maioria foi cultivada no Viveiro Municipal de Bonito, um trabalho de parceria com o Projeto GEF e outras espécies foram doadas pela Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande, MS. O trabalho acontece semanalmente desde novembro de 2007.

Além das mudas os produtores receberam instruções dos técnicos sobre plantio, poda e manejo e tiveram oportunidade de tirar dúvidas.

Um dos produtores contemplados foi o assentado Adail Guedes. Ele recebeu 20 mudas de árvores de diferentes espécies para o plantio em seu lote de 16 hectares. "É bom receber as mudas e orientação, pois assim sabemos como proceder e ajudar na recuperação ambiental" comemorou. Para ele, a consultoria dos técnicos do Projeto e da Agraer é muito importante, pois os riscos de errar no plantio são quase nulas.

GEF Rio Formoso

O projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos e conta com a participação da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS, coordenadora regional), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS).

Também estão envolvidos a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (gestora financeira).

O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes, como a Prefeitura Municipal de Bonito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e apoio técnico e institucional do Ibama.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: