segunda, 12 de janeiro de 2009
Campo Grande News
Distante 20 km do centro de Bonito, a Gruta do Lago Azul, descoberta por um índio Terena em 1924, é dos cartões postais mais belos entre todas as paisagens naturais da região. Com seus 80 metros de profundidade e 120 metros de largura e um visual de águas cristalinas de tirar o fôlego, o lugar impressiona não apenas pela beleza, mas também pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, formações rochosas que ao longo de séculos se originaram e cresceram no interior da gruta.
Não é por acaso que a Gruta do Lago Azul é considerada Monumento Natural. O tombamento feito em 1978 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) garantiu a sua preservação e, como parte importante dessa preocupação, o acesso é rigorosamente controlado. Para chegar até lá os turistas percorrem uma trilha até a entrada da caverna e têm de encarar 300 degraus de escadaria rústica, mas nada disso representa obstáculo diante do espetáculo da natureza.
O horário de visitas obedece a luminosidade natural, das 07h às 14h. Outra recomendação dos guias é para que os turistas não esqueçam o tênis, considerado de uso obrigatório para o acesso à gruta. Não é permitida a entrada de crianças de zero a 5 anos.
Cada canto de Bonito, além de proporcionar paz e tranqüilidade, ainda oferece emoções inesquecíveis para quem está em busca de aventuras longe da vida agitada na cidade. Opções é o que não faltam, desde cachoeiras, trilhas, rapel, mergulhos, enfim, a lista de maravilhas e encantos da região é muito extensa.