sexta, 02 de janeiro de 2009
Turismo News
Estamos em pleno verão, que lembra viajar, que rima com descansar e relaxar. Mas antes de cair no mundo, especialmente nas estradas, além de verificar a manutenção do carro, não deixe de dar uma olhadinha na meteorologia. A estação é caracterizada por dias mais longos do que as noites e por rápidas mudanças nas condições diárias do tempo, o que deve causar chuvas rápidas e fortes, principalmente no período da tarde.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o verão vai terminar às 02h48 (horário de Brasília) do dia 20 de março de 2009. "Este será um verão bastante típico, com dias de sol e pancadas de chuva no fim da tarde, até pelas temperaturas pouco mais elevadas", afirma Manoel Rangel, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o forte calor, as praias do litoral brasileiro vêm logo à cabeça. A previsão para os próximos meses é de chuvas um pouco acima da média prevista para a época na Região Norte, mas no Nordeste e Sudeste do país, as chuvas devem estar abaixo da média, segundo o Inmet. Devido ao aumento da temperatura do ar no continente, as chuvas de verão poderão ser acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Mas não é só de praia que se vive um verão. Aqui mesmo em Mato Grosso do Sul há boas dicas para as férias de verão, em família, afinal também é época de férias escolares e a criançada não vai querer ficar parada em casa.
Uma dica é o município de Bonito. É um bom local para se divertir, relaxar e recarregar as energias sentindo o aroma da natureza, distante 280 km de Campo Grande (via Sidrolândia - BR 060) e 330 Km (via Aquidauana - BR 262). Lá, opção para o contato refrescante com a água é o que não falta, como o passeio de bote pelo Rio Formoso e a flutuação na nascendo do Rio Olho DÁgua, que proporciona um mergulho extraordinário em águas cristalinas e repletas de peixes.
Tem a fazenda Boca da Onça, localizada na Serra da Bodoquena, a 300 km de Campo Grande e a 55 km de Bonito. Verdadeiro paraíso ecológico, a fazenda oferece como cartão de visita a maior cachoeira do Estado com 156m de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares. Lá, ao gosto de quem prefere radicalizar, é possível fazer rapel no mirante da Serra da Bodoquena, uma plataforma de 34 metros que se projeta sobre o abismo do cânion do Rio Salobra.
Distante 220 Km de Campo Grande e a 70 Km de Bonito, o município de Jardim é outra referência importante como destino turístico da região que forma a Serra da Bodoquena, ao sul do Pantanal. O município é um verdadeiro paraíso do turismo de aventura. Lá, nasce o Rio da Prata, com suas águas cristalinas, considerado um dos melhores locais para a prática da flutuação no Brasil.
Se você já está acostumado com as rígidas regras de acesso aos passeios em Bonito, adotadas para garantir a preservação das belezas naturais, saiba que em Jardim não é diferente. Lá também as visitas devem ser agendadas nas agências de turismo e são acompanhadas por guias credenciados. Com tudo pronto, é só fazer as malas e partir em busca de paz e descanso.