imagem do onda

segunda, 29 de dezembro de 2008

Parceria viabiliza a recuperação ambiental em Bonito

Tribuna Popular

Uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a Fundação Neotrópica do Brasil e proprietários rurais, está viabilizando a recuperação ambiental da bacia hidrográfica do rio Formoso, através de trabalhos de conservação de solo e do plantio de 50.000 mudas de espécies nativas em áreas de preservação permanente.

Atendendo um pedido do Promotor de Justiça da Comarca de Bonito, Dr. Luciano Furtado Loubet, o Prefeito de Bonito, José Arthur de Figueiredo aprovou, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, a liberação de R$35.000,00 para a realização de uma das principais etapas do "Projeto Formoso Vivo", que visa a elaboração de planos de conservação de solo e reflorestamento das matas ciliares de propriedades rurais localizadas na bacia hidrográfica do rio Formoso.

O Projeto Formoso Vivo é a maior ação já realizada em prol da conservação da bacia hidrográfica do rio Formoso. Seu principal objetivo é incentivar os proprietários rurais a regularizarem suas reservas legais, executarem os planos de conservação de solo e água e recuperar as áreas de preservação permanente de suas propriedades, adequando-as a legislação vigente.
Preocupado com as questões ambientais de Bonito, o Prefeito José Arthur vem prestando seu apoio para que esse projeto seja concretizado com sucesso, disponibilizando aos proprietários parceiros maquinários, implementos agrícolas e mão de obra especializada.

Além desse apoio, a Prefeitura municipal de Bonito doou para essa etapa do Projeto Formoso Vivo mais de 50.000 mudas de 40 espécies diferentes de árvores nativas (Aroeira, Cedro, Ipês, Canafístula, Tucaneira, Peroba-rosa e outras), das quais 20.000 mudas já foram plantadas em 5 propriedades rurais localizadas na bacia do rio Formoso. Essas mudas foram produzidas no viveiro municipal de Bonito e estão sendo plantadas gratuitamente nas propriedades beneficiadas, por uma equipe formada exclusivamente para atender a esse projeto.

Para que os proprietários sejam beneficiados por esse projeto é necessário o preenchimento do Termo de Parceria, o isolamento das APP's (Área de Preservação Permanente), através de cercas que impeçam o acesso do gado e de outros animais que possam depredar as mudas plantadas, e o preparo do solo para o plantio das mudas.

Para reduzir a mortalidade das mudas no campo devido à seca, está sendo aplicado em cada muda plantada um gel que tem a função de armazenar água por um longo período de estiagem, mantendo o solo úmido e o fornecimento de água para a planta.

Esse projeto vem sendo realizado sob a coordenação de Fabrício de Souza Maria, Biólogo, Chefe de Divisão de Projetos Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Chris Teixeira Vasques, Bióloga, coordenadora de projetos na Fundação Neotrópica do Brasil.

É a primeira vez em Bonito que uma parceria dessa natureza resulta no sucesso de um projeto muito necessário. Ou seja, a administração municipal e o Ministérios Público se aliam a uma ONG com os proprietários rurais para resolver um problema ambiental que existia há anos, mesmo antes da legislação vigente. Para maiores informações, podem ser contatadas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (67 - 3255-3316) ou a Fundação Neotrópica do Brasil (67 - 3255-3462).

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: