sexta, 05 de dezembro de 2008
Mercado e Eventos
Com o propósito de promover as oportunidades de estudos no Brasil, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur e em parceria do Bureau Brasileiro de Intercâmbio, participa de uma conferência internacional de educação, a Going Global 3, e do workshop International Consultants for Education and Fairs Americas 2008 (ICRF). O Instituto quer fomentar o turismo educacional para o Brasil, colocando o país na rota internacional de intercambiários.
A Going Global 3 acontece em Londres até hoje (05/12), enquanto o ICRF Americas 2008 será realizado em Miami no domingo (07/12). Segundo Karem Basulto, coordenadora de Apoio à Comercialização da Embratur, o principal objetivo da conferência londrina é tratar da internacionalização da educação por meio de apresentações que mostram as mudanças no setor, os desafios, as oportunidades, resultados de pesquisas, casos de sucesso e formas de aprimoramento do segmento.
Já o evento americano é focado no aprimoramento da qualidade dos agentes que comercializam este segmento nas Américas, com o duplo objetivo de apontar novos representantes de agências e manter os contatos internacionais já existentes.
Dados da Pesquisa Youth Travel Matters entre 2002 e 2007 mostram que o turismo jovem representa cerca de 20% das viagens internacionais realizadas no mundo, movimentando US$ 160 bilhões anuais. Estima-se que este seja um dos segmentos que mais crescem no mundo (entre 3 e 5% por ano).