quarta, 03 de dezembro de 2008
MS Notícias
O Governo do Estado realizará no próximo dia 08 de dezembro, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, assinatura de decretos que disciplinam o uso das áreas no entorno do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN) e do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI).
Além dos decretos que ordenam o uso das áreas próximas aos parques, serão assinadas portarias de publicação do plano de manejo de ambas as áreas de conservação. Também no evento será apresentada uma campanha a ser realizada em 2009 pelo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) com a finalidade de promover a integração com o entorno da unidade de conservação, em comemoração aos 10 anos de criação do PEVRI.
Está prevista, no evento, a apresentação teatral de fantoches com a peça "Cervo do Pantanal", que tem o apoio da Companhia Energética São Paulo (CESP) e um Café da Roça.
Parque de Ivinhema
O Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema (PEVRI) é a primeira unidade de conservação criada no MS e o primeiro parque a ter o plano de manejo publicado e a zona de amortecimento criada por decreto.
O PEVRI possui 73.345 localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criada em dezembro de 1998 (Governo Wilson Martins), motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, foi a primeira unidade de conservação em MS constituída no Estado.
O parque tem como objetivos conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná, e manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promovendo a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o PEVRI, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.