imagem do onda

quinta, 27 de novembro de 2008

Educando e Plantando na RPPN da Fazenda Cabeceira do Prata

Recanto Ecológico Rio da Prata

Foi realizada no dia 24 de novembro de 2008 a primeira etapa do projeto Educando e Plantando, o qual tem como principal objetivo promover a restauração da vegetação através do plantio de mudas nativas da região, integrando práticas de Educação Ambiental junto aos estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Jardim/MS. Serão quatro etapas, com quatro escolas diferentes de Jardim.

A escola Major Alberto Rodrigues da Costa foi a primeira a participar. Junto com ela participaram também dois colaboradores do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), a coordenadora de Educação do município de Jardim e funcionários da fazenda. Os vinte e dois alunos participantes (oito a menos que o previsto) plantaram, com auxílio dos professores e colaboradores, um total de 100 mudas nativas.

Á área do plantio, conforme programado, encontra-se dentro da RPPN. Previamente, a área foi preparada para receber as mudas através do coroamento, abertura das covas e marcação com estacas. Para isto foram utilizadas as ferramentas de acordo com o que foi proposto no projeto inicial, aprovado pela REPAMS (Associação de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul), através do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal.

A atividade

Os alunos chegaram ao Recanto Ecológico Rio da Prata por volta das 14h10 com o ônibus escolar fornecido pela prefeitura Municipal de Jardim, e logo foram encaminhados para o local onde foi realizada a palestra referente a preservação e conservação do meio ambiente e às relações entre os seres humanos e a natureza, bem como uma aula de como plantar as mudas no campo.

Houve também visita ao viveiro de mudas nativas e ao minhocário da fazenda. Após a palestra, foi fornecido um lanche da tarde, com suco, sanduíche, laranja e banana. Para a realização da atividade em campo, os alunos foram divididos em duplas, sendo que cada dupla foi orientada por um auxiliar de plantio (professores, funcionários e colaboradores do IASB).

Por volta das 16h, os alunos foram deslocados para a área do reflorestamento, onde iniciaram o plantio das mudas. À medida que os alunos plantavam as mudas, informações ecológicas sobre as espécies eram transmitidas pelos auxiliares de plantio. Depois, os alunos foram conhecer o rio da Prata, onde foram transmitidas informações sobre as matas ciliares. A atividade foi encerrada por voltas das 17h20, com sorteio de brindes do Recanto Ecológico Rio da Prata.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: