imagem do onda

quinta, 13 de novembro de 2008

Funtrab inicia hoje cadastro dos pescadores de Bonito

MS Notícias

A partir de hoje (13) os técnicos do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador e Fundação do Trabalho (Ciat/Funtrab) estarão no município de Bonito para dar entrada no requerimento do seguro-desemprego dos pescadores que sobrevivem da pesca artesanal. O cadastro será feito nas colônias e associações de pesca da região até a sexta-feira (14). O benefício, no valor de um salário mínimo, é pago para estes trabalhadores durante os meses de duração da piracema.

O objetivo do trabalho que está sendo realizado pelo órgão estadual é o de garantir agilidade no processo de entrada nos pedidos de auxílio para que os trabalhadores não tenham perdas. Estima-se que o benefício esteja à disposição dos pescadores segurados em até 30 dias. Aqueles que perderem o prazo poderão requerer o auxílio até o dia 28 de fevereiro nas agências do Ciat distribuídas pelo Estado.

A Funtrab já cadastrou em 2008 quase mil pescadores em ações anteriores nas colônias de Mato Grosso do Sul. Ao todo já foram feitos os requerimentos de 984 pescadores que vão receber o beneficio garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pago através da Caixa Econômica Federal.

Corumbá e Ladário recebem a ação da Funtrab na próxima semana - de 17 a 22 de novembro - depois a caravana segue para Coxim, onde o cadastramento será entre os dias 24 e 26. O trabalho será finalizado em Porto Murtinho de 27 a 29 deste mês.

Para tornar o recadastramento ainda mais ágil é importante que os trabalhadores disponibilizem os documentos com antecipação. Os papéis solicitados são: carteiras de identidade e trabalho, CPF, PIS/Pasep, o comprovante do número de inscrição do trabalhador (NIT), cadastro de empresa individual (CEI), carteira atualizada de registro de pescador profissional atualizada, data do primeiro registro profissional de pescador, atestado da colônia ou sua entidade representativa e comprovantes de recolhimento do INSS.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: