sexta, 07 de novembro de 2008
Tribuna Popular
O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) vem realizando desde o dia 03 de setembro a terceira edição do Projeto de Educação Ambiental "Bonito para Sempre", com o patrocínio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Projeto GEF - Rio Formoso e do Centro de Apoio Sócio Ambiental - CASA.
O projeto tem como principal objetivo inserir a Educação Ambiental no cotidiano escolar. Para tanto, promove a realização de diversas atividades com estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares de Bonito, incluindo a Associação Pestalozzi e todos os seus alunos.
Entre os dias 14 e 16 de outubro as atividades do projeto foram desenvolvidas com alunos e professores da Associação Pestalozzi de Bonito, numa importante iniciativa rumo à inclusão.
No dia 14 foram realizadas oficinas de Educação Ambiental na própria escola.
Os estudantes, através de brincadeiras, música, desenho e exposição de vídeos, foram convidados a pensar sobre a importância de cuidar bem do lugar em que vivem: descobriram o importante papel das matas ciliares como protetoras dos rios e a necessidade de evitar a queima de lixo e folhas em seus quintais. Nesse sentido, a participação dos brigadistas e funcionários do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (ICMBio) merece destaque: os alunos conheceram os equipamentos e as formas de combate aos incêndios florestais e aprenderam sobre atitudes conscientes que ajudam a evitar as queimadas.
Nos dias 15 e 16 os estudantes participaram de uma visita técnica e tiveram a oportunidade de visitar diversos pontos de estudo no município: o Viveiro Municipal, a Usina de Processamento de Lixo, a Estação de Tratamento de Esgoto e o Balneário Municipal, onde puderam brincar nas águas transparentes do rio Formoso e almoçar no Restaurante e Lanchonete do Bosque.
Realizamos, ainda, com a ajuda destes alunos e seus professores, dois plantios de mudas nativas em áreas de recuperação do Balneário Municipal, um no dia 15 e outro no dia 21 de outubro.
Até o momento o Projeto Bonito para Sempre realizou 13 oficinas de Educação Ambiental e 11 visitas técnicas, contemplando 07 instituições de ensino, 12 turmas, 12 professores e 256 alunos. As próximas atividades do projeto compreendem a realização da caminhada ecológica, mutirões de limpeza e concursos de Histórias em Quadrinhos e roupas feitas com materiais reutilizados e recicláveis, envolvendo assim não apenas a comunidade escolar, mas todos os moradores de Bonito.