sábado, 11 de outubro de 2008
MS Notícias
O prefeito de Bonito, José Arthur, recebeu na quarta-feira (8) no Palácio do Planalto, em Brasília, Menção Honrosa do Prêmio Nacional Brasil Sorridente, entregue pelo ministro da saúde José Gomes Temporão em cerimônia que contou com a presença do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.
A área de saúde bucal de Bonito foi classificada em primeiro lugar no país entre as cidades com menos de 100 mil habitantes.
O município conta atualmente com 10 consultórios odontológicos e 11 dentistas, que realizam atendimentos de clinica geral e especialidades como periodontia, endodontia, tratamento de canal, cirurgias e atendimento a pacientes especiais. O setor realiza, em média, 2.600 atendimentos mensais.
Os critérios para a premiação levaram em conta o número de habitantes com relação ao de dentistas, a relação entre equipes da saúde bucal e equipes dos programas saúde da família e a cobertura populacional. Também foram considerados o número de policlínicas em funcionamento (de acordo com o plano diretor regional), o menor índice epidemiológico de cárie dentária em idade escolar e o atendimento na Saúde Pública.
Outros aspectos levados em conta foram atividades de promoção da saúde bucal para pacientes com necessidades especiais, idosos e gestantes, diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento de câncer bucal e o nível salarial dos dentistas (considerado o melhor do interior de MS).
Participaram do evento, além de outras autoridades, o presidente do CRO (Conselho Regional de Odontologia) de MS, Silvano da Silva Silvestre, o coordenador de saúde bucal do município de Bonito, Dermeval de Lima Ferreira, e presidentes dos conselhos regionais e federais de odontologia.