segunda, 06 de outubro de 2008
Fundtur/MS
Como resultado da visita técnica realizada ao Parque Estadual do Prosa no final de mês de setembro, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul reuniu-se esta semana com o Sindicato dos Guias de Turismo de MS, na sede da Fundação, no Parque das Nações Indígenas. Na pauta da reunião estavam duas propostas da Fundação para o sindicato, com o intuito de abrir novas vagas de trabalho em Campo Grande para a categoria.
A primeira delas é sobre a parceria da Fundação com o Parque Estadual do Prosa (PEP), da Secretaria de Meio Ambiente. A intenção é que os grupos de turistas sejam conduzidos pelos guias de turismo da Capital e não mais pelos guarda-parques, como acontece hoje. "Mas para isso, é necessário o interesse e o compromisso dos guias de turismo sindicalizados, pois eles terão que fazer um curso específico sobre o PEP para esse trabalho", ressalta Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo.
A diretora-presidente cita ainda que com a Lei Geral de Turismo, recentemente sancionada pelo presidente da República, a Fundação de Turismo terá o papel de fiscalizadora e isso ajudará a mostrar o papel fundamental do profissional nas agências de turismo.
Outra proposta, recebida com entusiasmo pela categoria, foi a de parceria no Trem do Pantanal, que será lançado durante a Abav - Feira das Américas, dia 23 de outubro, e tem previsão de funcionamento em maio de 2009. Para os Guias trabalharem no passeio, também será preciso fazer um curso sobre o produto turístico. O Trem do Pantanal terá sete vagões e a necessidade é de um Guia de Turismo por vagão. "Teremos um produto diferenciado que receberá também turistas internacionais, por isso os guias deverão se qualificar e será imprescindível ter uma segunda língua", diz Nilde.
Estavam presentes na reunião, a diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brun, técnicos da Fundação, representante do Campo Grande Conventions & Visitors Bureau, guias de turismo de Bonito e Campo Grande e a presidente do Sindicato do Guias de Turismo de MS, Luisa Gomes. Uma nova reunião foi marcada para novembro com o intuito de definir a data do curso sobre o Parque Estadual do Prosa, que será ministrado por gestores do PEP.