terça, 16 de setembro de 2008
MS Notícias
Foi realizada, na manhã do último dia 12, a reunião de Diretoria da Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em Bonito, Mato Grasso do Sul. O encontro foi realizado no Centro de Convenções de Bonito (CEO). Construído em forma de uma grande aldeia indígena, o Centro de Convenções é o primeiro temático do Brasil. São 4.500 metros quadrados construídos, com capacidade para receber eventos de até 1.700 pessoas.
Jussara Veron, diretora Executiva do CEO, recebeu a diretoria e adiantou a construção do Pavilhão de Exposições, que será inaugurado em 2009.
"Sentimos a necessidade de criar um pavilhão para exposições diante da grande procura pelo espaço. Já temos 14 eventos confirmados para o ano que vem e um calendário com 38 agendados até 2012", destacou Jussara, lembrando que, com a conclusão das obras do aeroporto de Bonito, a tendência é um aumento na procura.
"Bonito já é considerado o principal destino de Ecoturismo no Brasil. Queremos que seja também um destino de negócios", ressaltou Jussara.
A reunião contou com a presença do presidente Carlos Alberto Amorim Ferreira, Kaká; do vice-presidente, Pedro Costa; do diretor- secretário Paulo Tadros, do diretor de Projetos Especiais, José Carlos Vieira, da diretora de Relações com o Mercado Carmem Marum, do diretor adjunto de Relações Parlamentares, João Quirino, do ex-presidente Tasso Gadzanis, dos conselheiros fiscais Walmir Torres, Nilo Pereira e Helvécio Garófalo e do assessor Jurídico Paulo Wiedmann. Pela Abav/MS, participaram o presidente Ney Gonçalves e os conselheiros fiscais Juliano Berton e Sebastião Rosa.
No encontro, a implantação da Tabela de Valores Referenciais de Serviços prestados pelas Agências de Viagens foi discutida entre os participantes, que concordaram de forma unânime com a implantação.
"Temos que começar a cobrar pelos serviços prestados. É o que sempre digo, somos consultores e não emissores de bilhetes e devemos valorizar o nosso trabalho. Algumas empresas já fazem a cobrança com nome de serviço de assessoria. Esse é o caminho. Quando vamos ao médico ou consultamos um advogado, não temos que pagar por isso? Com os agentes de viagens não deve ser diferente", destacou Kaká.
A Lei Geral do Turismo, que será sancionada no próximo dia 17 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também foi abordada. Alguns órgãos de Defesa do Consumidor ameaçam pedir o veto do presidente Lula ao parágrafo 60, do artigo 27, que define as responsabilidades das Agências de Turismo perante seus fornecedores e consumidores.
"Estamos trabalhando junto ao Ministério do Turismo para que a LGT seja aprovada sem vetos ao texto aprovado pelo Congresso Nacional. O parágrafo 60 define de forma clara e objetiva as nossas responsabilidades. É importante mostrar aos consumidores que eles não serão prejudicados com a aprovação da LGT", explicou João Quirino.
Kaká destacou que o principal objetivo das Agências de Viagens é primar pelos interesses de seus passageiros. "Vamos continuar a sermos solidários com nossos clientes. A única mudança é que não seremos nós os responsáveis por indenizar o passageiro no caso de falência, cancelamento ou atraso de vôo, por exemplo."