imagem do onda

sexta, 29 de agosto de 2008

Turismo étnico é discutido entre Ministérios

Mercado e Eventos

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, recebeu em seu gabinete o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira (27), no Ministério do Turismo, e foram debatidas ações futuras entre os dois ministérios para a promoção do turismo étnico.

"A segmentação dos destinos é uma das formas que o MTur tem trabalhado para promover o Brasil como destino. Por isso, temos apoiado o turismo de aventura, o turismo cultural, e também o turismo étnico", destacou Barretto.

O Ministério do Turismo tem uma parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, para incentivar a vinda ao Brasil de afro-descendentes norte-americanos. Neste projeto foram investidos R$ 1,25 milhão, dos quais 90% do MTur e 10% da contra partida estadual. Este público representa 12% do PIB norte-americano.

O convênio MTur/Governo da Bahia foi assinado em agosto de 2007, na cidade de Cachoeira, durante os festejos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Em janeiro, começaram os cursos de qualificação -profissional e empresarial na Bahia.

Em fevereiro, dirigentes da Setur-BA e da Bahiatursa participaram em Atlanta (EUA) de um encontro sobre turismo étnico-afro com o objetivo de promover a Bahia como destino para este segmento. Na agenda, estavam incluídas ações como: Fam Trip com as 12 maiores agências desse segmento; e Press Trip com jornalistas e editores norte-americanos. Em março, começaram os seminários de sensibilização de empresários, profissionais e comunidades baianas.

Representantes dos dois ministérios voltam a se reunir em setembro para debater novas ações para desenvolvimento do turismo étnico.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: