imagem do onda

terça, 11 de setembro de 2007

Palestra discute destino do lixo orgânico em Bonito

MS Notícias

O projeto GEF Rio Formoso (Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso) promove desde ontem (10) e termina hoje (11) em Bonito, um ciclo de palestras e reuniões para discussão de assuntos ligados à questão ambiental que envolve o projeto. Um dos principais assuntos discutidos será o destino do lixo orgânico no município.

Ontem o engenheiro agrônomo da Embrapa Solos, Vinícius Benites abre o evento com a palestra "Produção de Insumos Agrícolas a partir de Resíduos Orgânicos - Transformar Lixo em Cidadania". O principal objetivo da palestra é fazer com que os participantes conheçam um pouco sobre o sistema de transição dos sistemas produtivos comuns para os sistemas de produção agroecológicos. "Esperamos com esse evento, sensibilizar as autoridades de Bonito para a importância de se reciclar o lixo orgânico", diz Benites.

O pesquisador explica que uma das metas do Projeto GEF Rio Formoso é implantar no município, um sistema de reciclagem de lixo semelhante ao existente no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, onde os resíduos de manutenção de gramados, encontrados em abundância na cidade, são transformados em fertilizantes e substratos, por meio do processo de compostagem.

No município de Bonito são produzidos diariamente cerca de 20 toneladas de lixo. Nas épocas do ano em que a quantidade de turistas aumenta, esse número triplica, chegando a 60 toneladas/dia. Segundo Benites, a instalação de uma usina de compostagem no município, nos moldes da que foi instalada no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro possibilitaria a transformação de 5 quilos de lixo orgânico em um quilo de adubo. "Todo o trabalho desenvolvido na cidade carioca, fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Infraero, tem como resultado produtos orgânicos de baixo custo, isentos de contaminantes, de qualidade agronômica certificada por meio de pesquisas científicas, e de acordo com as especificações dos fertilizantes orgânicos exigidas pelo Ministério da Agricultura", comenta o pesquisador.

A palestra "Produção de Insumos Agrícolas a partir de Resíduos Orgânicos - Transformar Lixo em Cidadania" acontece às 19h30, no Instituto de Ensino Superior da Funlec em Bonito.
A expectativa é de que o evento reúna 50 participantes, entre autoridades e pessoas ligadas às instituições participantes do projeto.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: