imagem do onda

sexta, 08 de agosto de 2008

Complexo projetado por Niemeyer enaltece Pantanal

Mídiamax News

O arquiteto carioca Oscar Niemeyer, 100 anos, assina projeto de complexo em Campo Grande que abrigará teatro municipal para 1,2 mil pessoas, um museu interativo e um observatório. Com área construída prevista de 16 mil m2 em 4,5 hectares, o conjunto terá ainda uma praça para eventos a céu aberto com capacidade para 50 mil pessoas, e espelho d'água com espécies de peixes nativas do Pantanal, segundo a arquiteta Maura Neder, da unidade de Projetos Especiais vinculada ao gabinete do prefeito.

Segundo ela, Niemeyer é autor do croqui, com estudo preliminar desenvolvido e coordenado por Ana Niemeyer do escritório de Oscar com Jair Valera. Na semana passada, Valera esteve em Campo Grande para apresentar o estudo ao prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Ainda sem recursos alocados e sem previsão de custo, o projeto deverá ser executado quase em frente à entrada da Base Aérea de Campo Grande, na avenida Duque de Caxias.

Niemeyer já assina em Campo Grande o projeto arquitetônico da escola estadual Maria Constança de Barros. A escola, que representa um livro aberto, foi construída na Capital com base em projeto elaborado originalmente para Corumbá.

A idéia do complexo para a Capital teve origem em encontro do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) com Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ) em junho de 2007. Na ocasião, a Prefeitura divulgou que o arquiteto elaboraria o projeto da Orla Morena, outro complexo linear que compreende a margem da antiga ferrovia da avenida Júlio de Castilhos até a rua Plutão.

O conjunto arquitetônico, conforme o estudo preliminar, terá entrada por dois lados, sendo a principal pela avenida Duque de Caxias, depois de executada a segunda fase do projeto Via Morena. O líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Athayde Nery (PPS), apresentou o projeto no Plenário da Casa nesta manhã e disse que a idéia era construir uma obra que enaltecesse o Pantanal.

Maura Neder lembrou que o nome ainda é provisório, mas o complexo poderá ser chamado Teatro Municipal e Observatório do Pantanal. A proposta de Niemeyer é "Observatório e Museu Interativo do Pantanal". Segundo ela, a localização é favorecida pela proximidade do Aeroporto Internacional e também por ser uma porta de entrada para Campo Grande e de saída para o Pantanal.

Segundo Mara, a intenção da Prefeitura é que os projetos sejam contínuos desde o complexo do teatro municipal, a Orla Morena e o reaproveitamento do prédio onde seria a estação rodoviária, no bairro Cabreúva. A estrutura do que seria a rodoviária será aproveitada para a construção de um centro de belas- artes.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: