sexta, 01 de agosto de 2008
MS Notícias
A paulistana Mariana Aydar é uma das cantoras que traz a música brasileira hoje (1º) para a 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que iniciou no último dia 30 e vai até 3 de agosto em Bonito (MS). O show acontece às 21 horas, no palco Fala Bonito, que fica na Praça da Liberdade.
Parte de uma nova geração de talentos da música brasileira, Mariana Aydar é acostumada com o mundo da música desde cedo e transita com sua voz marcante em variados ritmos da música brasileira. Com um pé no batuque e outro na modernidade, Mariana reverencia os velhos mestres e a nova geração de compositores brasileiros.
Prova disso é o primeiro disco da cantora e compositora paulistana intitulado Kavita 1 - que significa poeta, em sânscrito - lançado em 2006 de forma independente e distribuído pela Universal Music. Em um clima "chique à vontade", Mariana Aydar interpreta canções como Candomblé, de Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio; Na Gangorra, de Giana Viscardi e Michael Ruzitschka; Festança, parceria de Mariana e Duani. Ainda no repertório do álbum, a deliciosa Deixa o Verão, de Rodrigo Amarante - do Los Hermanos; Vento no Canavial, de João Donato e Zé do Caroço e de Leci Brandão - que também fez uma participação especial e é madrinha musical de Mariana.
Mariana sempre gostou de cantar e teve aulas de cello e violão, mas só aos 20 anos assumiu de vez o canto. Até chegar ao seu primeiro disco-solo - Kavita 1, ela cantou forró durante três anos na banda Caruá, foi vocalista do grupo de Miltinho Edilberto e do trio elétrico de Daniela Mercury, apresentou-se ao lado de Chico César, Dominguinhos, Elba Ramalho e Virgina Rosa e, de uma hora para outra, fugiu para a França em busca de novos ares e referências. Apesar do contato com a cultura estrangeira, foi difícil fugir das raízes brasileiras. Mariana não só conheceu outras músicas como foi convidada por Seu Jorge a abrir sua turnê na Europa.
De volta ao Brasil, em 2004, antenada com as tendências e músicas do mundo, iniciou uma pesquisa de repertório para seu primeiro trabalho. "Queria trabalhar todas as minhas influências no disco e ligar sonoridades contemporâneas a gêneros e ritmos que estão na raiz da música brasileira", diz Mariana. A busca da sua relação com a música e com os que a apreciam trouxe boas conseqüências, lhe proporcionando o título de cantora promissora da atual música brasileira, além do Kavita 1, disco que teve excelente aceitação da crítica e rendeu elogios a Mariana por parte de Caetano Veloso, Nelson Mota, João Donato e Leci Brandão. A produção do disco ficou a cargo do moderno BiD e do swingado Duani (Forróçacana), que também assina a direção musical dos shows. Mariana acaba de lançar seu CD em Paris, onde foi ovacionada pelo público.