quinta, 31 de julho de 2008
MS Notícias
Maria Bethânia é a grande atração da noite de hoje no 9º Festival de Inverno de Bonito, em show marcado para as 22h30 na Grande Tenda.
Vai ser a segunda vez que a cantora vem a Mato Grosso do Sul. A primeira foi em Campo Grande, em um show há muitos anos. "Tudo ligado a essa terra tem viço e tem a ver com esse Brasil que às vezes as pessoas parecem não querer ver. Então logo que recebi o convite para o Festival de Bonito, me deu um desejo de vir e eu aceitei. Minha vida é muito guiada por esses desejos, que me levam para lugares inusitados e encantadores", contou Bethânia, que saindo de Bonito vai à Teresina, no Piauí. "Lá, espero ver de perto as pinturas rupestres. Aqui, em Bonito, algumas coisas me fascinam, como a gruta do Lago Azul, a beleza das nascentes na areia... Espero arranjar um tempo de ver isso enquanto estou por aqui".
Se as belezas de Bonito chamaram a atenção da cantora, também a música regional a encantou na voz e letras de Almir Sater. "Tenho imensa admiração por ele, que é um grande compositor e uma pessoa maravilhosa. Depois que recebi dele a canção "Tocando em Frente", perdemos bastante contato, mas vez ou outra sinto uma saudade grande de tê-lo por perto".
Para o show desta noite, Bethânia promete cantar outra composição que toca de Sater, "Planície de Prata", em homenagem a Mato Grosso do Sul. O show trará um repertório de suas musicas mais conhecidas. "São musicas que eu sinto que foram escolhidas pelo público, em um show recital, tradicional, com meus pensamentos sobre batalhas, desejos, o amor - sejam as dores do amor ou o amor bem realizado", divaga.
Este ano, Bethânia lançou com a cantora cubana Omara Portuondo, ex-integrante do lendário grupo Buena Vista Social Clube, o CD Omara Portuondo e Maria Bethânia (Biscoito Fino), com edição especial que agrega um dvd documentário dos bastidores das gravações. A turnê passou por inúmeras cidades brasileiras, alem do Chile e da Argentina.
"Foi uma turnê muito grande e terminei exaurida, passamos por muitas cidades do Brasil. Então agora estou só fazendo shows esporádicos em lugares que me atraem, como é o caso de Bonito". Para esse semestre, Bethânia também vai lançar discos de outros cantores e compositores pelo seu selo Quitanda, como os discos de seu sobrinho Jota Veloso.
Atualmente a cantora esta trabalhando em repertório para um futuro disco de inéditas feitas para sua voz, para ser gravado no final deste ano ou no começo do seguinte, e para o qual já procurou Caetano Veloso, Chico Buarque, Chico César, Vanessa da Mata e Arnaldo Antunes, entre outros compositores.