imagem do onda

terça, 12 de julho de 2011

Filmes do Anima Mundi serão uma das grandes atrações de cinema no Festival

Festival de Inverno de Bonito, por Aline Lira

Fãs de filmes de animação poderão conferir a Mostra Anima Mundi no 12º Festival de Inverno de Bonito. As exibições serão realizadas nos dias 28 e 30 (quinta-feira e sábado), sempre a partir das 17h, no auditório Kadweu, do Centro de Convenções da cidade. Neste ano, o local vai ser o espaço dedicado às atrações da sétima arte na programação do Festin.

O Anima Mundi é o Festival Internacional de Animação do Brasil que ocorre anualmente no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Um evento que busca informar, formar, educar e entreter o público utilizando as infinitas possibilidades da linguagem de animação. Neste ano o festival completará seu 19º aniversário promovendo desde a exibição de filmes até oficinas.

Para o Festin foram selecionados 16 curtas-metragens que participaram do Anima Mundi em edições passadas. Dentre as animações estão os filmes: Perfeito; Xixi no Banho; O Lenhador e a Raposa; Tempestade; 1 4 7; Passo; Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água; Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil...; Menina na Chuva; L.E.R.; Josué é o Pé de Macaxeira; O Povo Atrás do Muro; Eu Queria Ser um Monstro; Pinga com Sakê; e PAX.

No primeiro dia de exibição haverá o filme Xixi no Banho que retrata de forma bem humorada a questão do consumo racional e a escassez da água. O enredo aborda um assunto que já foi até tema de campanha nacional - fazer xixi no banho para economizar água. Um jeito divertido de salvar o planeta. Em 2010, a produção ganhou o prêmio no Amina Mundi de Melhor Filme de Encomenda – Júri Profissional.

Outro que ganhou prêmios no festival de animação e que está confirmado para Bonito é “Imagine Uma Menina Com Cabelo de Brasil...”, um filme que viaja entre o cotidiano e a imaginação. O cabelo, a fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação, assim é a narrativa dessa obra que ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem brasileiro e Prêmio de Aquisição Canal Brasil, categoria Júri Popular Rio de Janeiro.

Já no segundo dia de Anima Mundi, 30 de julho, tem a animação brasileira em stop motion “Eu Queria Ser Um Monstro”, uma narrativa sobre o cotidiano de uma criança com bronquite, doença corriqueira nos tempos de hoje. O filme foi vencedor da categoria Melhor Curta Nacional e segundo Melhor Curta Infantil.

A programação do dia 30 ainda conta com “PAX” um filme sobre quatro religiosos - um padre, um xeque, um rabino e um monge - que se reúnem para discutir a violência do mundo atual. Na pequena trama não falta boa vontade entre as personagens para debater o assunto, mas será que há solução?. E é diante dessa pergunta que a trama da história gira. Para saber o fim do dilema só mesmo conferindo a mostra.

Anima Mundi

Iniciado em 1993, pelos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o Anima Mundi é hoje o maior festival de animação da América Latina e o segundo maior do planeta, ficando atrás apenas do Annecy, na França, com cinco décadas de história.

Desde seu surgimento o Anima Mundi já exibiu cerca de 5.927 filmes e levou quase 1 milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu.

Durante o evento são exibidos curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais. As linguagens narrativas e técnicas são as mais variadas e o festival não exige nenhum critério específico. Os internautas podem conhecer um pouco mais sobre o Anima Mundi acessando o endereço eletrônico www.animamundi.com. br.

E para conferir a programação completa do Fetival de Inverno de Bonito, acesse o site.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: