Filmes do Anima Mundi serão uma das grandes atrações de cinema no Festival
Festival de Inverno de Bonito, por Aline Lira
Fãs de filmes de animação poderão conferir a Mostra Anima Mundi no 12º Festival de Inverno de Bonito. As exibições serão realizadas nos dias 28 e 30 (quinta-feira e sábado), sempre a partir das 17h, no auditório Kadweu, do Centro de Convenções da cidade. Neste ano, o local vai ser o espaço dedicado às atrações da sétima arte na programação do Festin.
O Anima Mundi é o Festival Internacional de Animação do Brasil que ocorre anualmente no mês de julho nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Um evento que busca informar, formar, educar e entreter o público utilizando as infinitas possibilidades da linguagem de animação. Neste ano o festival completará seu 19º aniversário promovendo desde a exibição de filmes até oficinas.
Para o Festin foram selecionados 16 curtas-metragens que participaram do Anima Mundi em edições passadas. Dentre as animações estão os filmes: Perfeito; Xixi no Banho; O Lenhador e a Raposa; Tempestade; 1 4 7; Passo; Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água; Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil...; Menina na Chuva; L.E.R.; Josué é o Pé de Macaxeira; O Povo Atrás do Muro; Eu Queria Ser um Monstro; Pinga com Sakê; e PAX.
No primeiro dia de exibição haverá o filme Xixi no Banho que retrata de forma bem humorada a questão do consumo racional e a escassez da água. O enredo aborda um assunto que já foi até tema de campanha nacional - fazer xixi no banho para economizar água. Um jeito divertido de salvar o planeta. Em 2010, a produção ganhou o prêmio no Amina Mundi de Melhor Filme de Encomenda – Júri Profissional.
Outro que ganhou prêmios no festival de animação e que está confirmado para Bonito é “Imagine Uma Menina Com Cabelo de Brasil...”, um filme que viaja entre o cotidiano e a imaginação. O cabelo, a fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação, assim é a narrativa dessa obra que ganhou o prêmio de Melhor Curta-Metragem brasileiro e Prêmio de Aquisição Canal Brasil, categoria Júri Popular Rio de Janeiro.
Já no segundo dia de Anima Mundi, 30 de julho, tem a animação brasileira em stop motion “Eu Queria Ser Um Monstro”, uma narrativa sobre o cotidiano de uma criança com bronquite, doença corriqueira nos tempos de hoje. O filme foi vencedor da categoria Melhor Curta Nacional e segundo Melhor Curta Infantil.
A programação do dia 30 ainda conta com “PAX” um filme sobre quatro religiosos - um padre, um xeque, um rabino e um monge - que se reúnem para discutir a violência do mundo atual. Na pequena trama não falta boa vontade entre as personagens para debater o assunto, mas será que há solução?. E é diante dessa pergunta que a trama da história gira. Para saber o fim do dilema só mesmo conferindo a mostra. Anima Mundi
Iniciado em 1993, pelos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o Anima Mundi é hoje o maior festival de animação da América Latina e o segundo maior do planeta, ficando atrás apenas do Annecy, na França, com cinco décadas de história.
Desde seu surgimento o Anima Mundi já exibiu cerca de 5.927 filmes e levou quase 1 milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu.
Durante o evento são exibidos curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais. As linguagens narrativas e técnicas são as mais variadas e o festival não exige nenhum critério específico. Os internautas podem conhecer um pouco mais sobre o Anima Mundi acessando o endereço eletrônico www.animamundi.com. br.
E para conferir a programação completa do Fetival de Inverno de Bonito, acesse o site.