domingo, 27 de março de 2005
Jornal Santa Fé - Campo Grande/MS
Na tentativa de expulsar de vez os "castelhanos" da região, foi criado em 1797, o Presídio de Miranda, nas terras da Fazenda Bonito. Em torno do presídio sugiu o povoado de Bonito que enfrentou, depois, a guerra do Paraguai.
Mas não só de história vive Bonito. Grutas pré-históricas, cachoeiras, lagoas, baías, nascentes, monumentos, sítios arqueológicos, folclore e artesanato tornam este lugar um dos mais belos do Estado. A diversidade de belezas naturais, as águas cristalinas, as cachoeiras de Mimoso com espetáculo da piracema, o Rio Aquidabãn descendo por encostas de morros e prados, as quedas de água e lindas piscinas naturais oferecem, ao turista, passeios inesquecíveis em qualquer época do ano. A Gruta do Lago Azul fica para sempre gravada na memória de quem penetra em seu interior, seu profundo, límpido e cristalino lago cercado por paisagens milenares, nos fazem voltar ao passado imaginando o homem primitivo abrigando-se em suas cavernas. Conhecer Bonito, é conhecer um dos lugares mais belos do mundo e, que na certa, faz jus ao seu nome. Na falta de adjetivos para melhor traduzir o que vêem, os turistas mergulham nas águas de Bonito e chegam a compará-lo com as de Cancún ou Fernando de Noronha. Do um azul intenso e cristalino, repeletos de peixes e plantas, os rios de Bonito fazem desta pacta cidade do interior de Mato Grosso do Sul uma das regiões mais visitadas por estrangeiros do Brasil. Vizinha do Pantanal mas com relevo e natureza bem diferentes, a região é repleta de grutas, corredeiras e trilhas que atraem também os turistas mais aventureiros.
Praticamente desconhecida até cinco anos atrás, Bonito foi ganhando fama nos últimos tempos e, apesar da modesta infraestrutura - somente a rua principal é asfaltada de ponta a ponta -, já oferece mais de 30 hotéis e pousadas, agências de turismo e dezenas de guias credenciados. Suas atrações agradam a todos os gostos - para quem tira férias coma família, quem quer curtiação a dois ou apenas paz e natureza. Afinal, como diz a placa na entrada da cidade, o que é Bonito é para se ver.
30/08/2023 - 00:00