domingo, 07 de novembro de 2004
Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
Empreendedores comprometidos com a preservação do meio ambiente e orientados pelo poder público fazem de Bonito um modelo de desenvolvimento sustentável, com a criação de negócios e novos postos de trabalho
Modelo de desenvolvimento sustentável, com incentivo à criação de empresas em harmonia com o meio ambiente, a cidade de Bonito tem esse nome com justa razão. Fica na Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, a 330 quilômetros da capital, Campo Grande. A abundância de lindas paisagens, onde se pode praticar esportes além da simples contemplação, faz dela um centro turístico que recebe cerca de 150 mil visitantes ao ano. Há muito que escolher, entre cachoeiras, lagos, rios, cavernas e paredões.
De seus 17 mil habitantes, quase 40% trabalham no setor, 2,5 mil diretamente (um aumento de 1.000% em relação aos 180 existentes em 1993) e 4 mil, em ocupações indiretas. Essas oportunidades de trabalho começaram a se abrir na década de 90, de maneira muito organizada, com união de esforços e competências. Até o fim do ano passado, mais de 1,6 mil pessoas haviam sido capacitadas, graças a parcerias entre a prefeitura, a Embratur e o Sebrae do Estado.
Ao mesmo tempo foram fundadas associações por segmento de serviço, como agências de viagens, hotéis, transportadoras e comércio. Essas entidades estão ligadas ao Conselho Municipal de Turismo de Bonito, criado em 1995. Nos sete anos seguintes, de acordo com o órgão, o número de agências de turismo subiu de seis para 28 e o de hotéis, de seis para 67, de maneira que a oferta de leitos, antes limitada a 300, é de 3,2 mil.
Até mesmo a quantidade de atrações turísticas foi ampliada, de menos de uma dezena para 32 pontos, a maioria deles situada em propriedades particulares. Para visitá-los, obrigatoriamente os turistas têm de estar acompanhados de um guia credenciado pela Embratur. Essa exigência consta de um decreto municipal criado para garantir a preservação da natureza. Entre os cuidados básicos há itens como a proibição de fumar em trilhas e de caminhar sobre o leito raso de certos rios, para evitar danos à vegetação submersa.
Ao mesmo tempo, as empresas procuram facilitar a vida dos turistas. Um dos instrumentos mais importantes para garantir a qualidade do atendimento, com o mínimo de movimentos para a clientela, é o voucher único, de acesso a vários locais mediante apenas um pedido e onde são centralizados os pagamentos dos passeios escolhidos. Como tudo fica registrado, é um serviço fundamental para o mapeamento do vigor da demanda. Indica, por exemplo, que a média de dispêndio diário por pessoa está na faixa dos R$ 100. Ele permite também o controle dos deslocamentos, de maneira a garantir o limite de visitas por local.
AS MAIORES ATRAÇÕES
A gruta da Lagoa Azul, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um dos principais pontos turísticos de Bonito. Muito procurados, também, são o Abismo Anhumas, 72 metros de profundidade e um lago transparente, o Buraco das Araras, com 126 metros, e um enorme aquário natural, onde os nadadores convivem com peixes como piraputangas e dourados. O rio Formoso é outra opção muito interessante, para quem gosta de passear de bote ou fazer rafting (descida de corredeiras em barcos infláveis), pela existência de pequenas cachoeiras. Muitos turistas optam por esportes como o rapel (descem suspensos por cordas em paredões, cachoeiras ou abismos), trekking (caminhadas pela mata) e motocross (corridas de moto em caminhos
cheios de obstáculos naturais).
Os mergulhos, porém, são os campeões de preferência, tanto os livres até onde a capacidade respiratória pode suportar, como com os de maior profundidade, com equipamentos, para entrar em cavernas ou conhecer outras maravilhas do mundo subaquático.
Os empresários estão satisfeitos com suas conquistas, a julgar pela experiência de pioneiros como Valdemir Martins, que chegou à cidade há dez anos disposto a abrir uma mercearia. Em vez disso, fez um curso de turismo promovido pelo Sebrae e mergulhou no segmento a ponto de assumir a secretaria municipal dessa atividade, um cargo eletivo, cuja decisão depende da própria coletividade empresarial, a partir de uma listra tríplice. Uma de suas metas é incluir os produtores rurais na cadeira turística, com a realização de uma feira própria. Martins também pretende dar maior atenção a eventos típicos, característicos da cultura local, como a Festa da Guavira.
A carioca Vanda Lúcia Perdigão, há oito anos radicada em Bonito, também está realizada. Para ela, o segmento é instigante, um aprendizado cotidiano, porque não se trabalha com produtos acabados, mas com sonhos. É isso o que buscam os visitantes, além de conforto e acolhimento. Ao chegar, eles esperam sentir-se como se estivessem em uma segunda casa , diz, certa de que, tal como seus colegas, concorre para o progresso do município.
Essa certeza está fundamentada na evolução de resultados positivos na história recente de Bonito, que assim permanece apesar da grande movimentação de visitantes. Prova de que é possível, sim, fazer com a natureza uma parceria de respeito e ao mesmo tempo ter uma boa lucratividade.
ENDEREÇOS:
PREFEITURA DE BONITO/MS: Rua Cel. Pilad Rebuá, 1780 - CEP: 79290-000- (67) 255-1351;
SEBRAE/MS: Av. Mato Grosso, 1661, Centro - CEP: 79002-950 - (67) 389-5468 - www.ms.sebrae.com.br;
VANDA PERDIGÃO: (67) 255-1544 / 9986 4928;
ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE ATRATIVOS TURÍSTICOS DE BONITO E REGIÃO: www.atratur.com.br;
PORTAL BONITO: www.portalbonito.com.br;
EMBRATUR: www.embratur.gov.br
30/08/2023 - 00:00