imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Destino do ecoturismo brasileiro, Bonito (MS) aparece em uma lista de sete destinos que praticam o turismo ecológico, elaborada pela Raízes Desenvolvimento Sustentável.

A promoção de uma competição saudável e equilibrada entre os empreendimentos e o controle de visitantes nos atrativos são elogiados pela lista e mostram o comprometimento de moradores e turistas na preservação dos recursos naturais em Bonito e região.

Para os turistas interessados, é recomendada na publicação a operadora Gondwana Brasil, conhecida por divulgar roteiros de turismo ecológico.

Além de Bonito, aparecem na lista a Rede Tucum,no litoral do Ceará, e o Campo dos Sonhos em Socorro (SP).

A Raízes Desenvolvimento Sustentável foi finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro de 2012 e integra a Rede Filha de Empreendedores Socioambientais.

Clique aqui e confira a lista na íntegra.

 O casal Raquel Gonzaga e Rodrigo Nominato, autores doblog Aventure-se, publicaram na última semana um relato sobre sua experiência nos atrativos de Bonito e Jardim.

“A Estância Mimosa é uma fazenda a 24 quilômetros de Bonito. Até 15 anos atrás, a fazenda se dedicava somente a produção de gado, hoje concilia a pecuária e as atividades de ecoturismo como passeio a cavalo, observação de aves e o seu tradicional passeio: trilha e cachoeiras da Estância Mimosa. Para quem busca aventura, contato com a natureza e comida típica é o local ideal!”, traz a publicação.

Além da Estância Mimosa, o casal conheceu outros atrativos, como o Parque Ecológico Rio Formoso, o Rio Sucuri, a Nascente Azul, Gruta do Lago Azul, Ceita Corê, Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa. Rodrigo e Raquel viajaram a convite do Hotel Águas de Bonito.

O blog Aventure-se já foi premiado no Top Blog 2012 como melhor blog na categoria “Viagens e Turismo – Júri Acadêmico” e os autores já foram convidados a realizar uma palestra na Adventure Sports Fair – o maior evento de turismo e esportes de aventura da América Latina.

Confira os relatos no blog.

 Vai ao ar neste sábado (28), a partir das 14h, o episódio especial do programa Meu Mato Grosso do Sul gravado no Recanto Ecológico Rio da Prata.

A equipe de reportagem passou pelo atrativo situado em Jardim (MS) no dia 18 de setembro. Durante a visita, a repórter e apresentadora Tharyana Durigon, o repórter cinegrafista João Braga e o auxiliar técnico Fabrício Costa realizaram a trilha e flutuação até o encontro dos rios Olho D’Agua e Prata e almoçaram pratos típicos sul-mato-grossenses.

“Encantador! Fazer a flutuação fez com que eu me desligasse do mundo e só observasse aquele infinito cristalino de água. Um lugar rico em vida. Um passeio revigorante. Uma experiência única”, comentou Tharyana sobre o passeio.

Para encerrar o dia, a equipe foi convidada a contemplar o entardecer em um passeio a cavalo. O Meu Mato Grosso do Sul vai ao ar todo o sábado, às 14h, logo após o Jornal Hoje.

 O Fantástico, da rede Globo, exibe neste domingo (26) uma reportagem gravada na Gruta do Lago Azul, em Bonito. A matéria vai ao ar depois do Domingão do Faustão.

Uma expedição recebeu autorização, pela primeira vez nos últimos dez anos, para mergulhar nas águas cristalinas com a finalidade de realizar novas pesquisas científicas.

"Você vai conhecer um dos cenários aquáticos mais impressionantes do Brasil, que guarda um tesouro da pré-história: fósseis de mamíferos ancestrais, como o tigre dentes-de-sabre", revela a chamada do jornal eletrônico.

Sobre a Gruta

Tombado como monumento natural, em 1978, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a gruta tem critérios rígidos de preservação.

Para ter acesso ao atrativo os visitantes devem descer 300 degraus de uma escadaria rústica. Considerado um dos cartões postais do município, a gruta presenteia seus visitantes com um cenário azul impressionante construído ao longo dos anos com a junção entre rochas calcárias tomadas por estalactites e estalagmites e água cristalinas.

A MS Record divulgou nesta quinta-feira (9), em seu portal, a reportagem realizada no Balneário Municipal de Bonito a respeito das obras de revitalização.A iniciativa tem como objetivo expandir o horário de visitação e a capacidade de lotação diária. Atualmente, o local fecha às 17h no inverno e às 18h no verão.

Durante a entrevista, o prefeito Leonel Lemos, Leleco, lembra que as ampliações vão garantir o acesso às instalações esportivas até mais tarde, possibilitando até a captação de torneios nacionais para o destino de ecoturismo.

O projeto de revitalização da área foi criado em 2013, mas esperou um ano para obter licença ambiental. Dividido em três fases,a obra de R$ 2,5 milhões conta com recursos do Ministério do Turismo.

"Nós tivemos um cuidado muito grande com as instalações sanitárias, com a destinação do tratamento de esgoto, que é muito importante aqui na margem do rio. O município precisa dar o exemplo, nós não podemos fazer as coisas sem o cuidado da natureza", revela o prefeito.

Apesar da reforma, que vai até julho do ano que vem, o atrativo continua aberto para visitas e banhos no Rio Formoso.

Confira a matéria na íntegra em: http://migre.me/qIvGy

O Prefeito Municipal Leonel Lemos de Souza Brito, “Leleco”, e o Vice-Prefeito Josmail Rodrigues, receberam na manhã da última sexta feira dia (3), a Equipe da “TV MS RECORD”, que estiveram em Bonito para fazer uma matéria especial sobre a reforma e revitalização do Balneário Municipal.

O repórter Wilian Franco, teve acesso ao projeto, bem como a licença ambiental concedida pelo “IMASUL” para a execução das obras.

Leleco explicou ainda que o projeto será dividido em três etapas, sendo que a primeira já começou, que é a construção das quadras de vôlei e futebol, além do estacionamento e receptivo.

A matéria vai ao ar nesta segunda-feira (6) na TV MS RECORD, canal 10.

 O passeio de flutuação, foi uma das atividades citadas no texto. O jornalista Paulo Campos, autor da matéria, citou como dica de locais os atrativos: Rio Sucuri, Recanto Ecológico Rio da Prata e Baía Bonita.

"Como escolher a melhor flutuação? É simples: o rio Sucuri é melhor em visibilidade por causa das águas cristalinas... o Rio da Prata é o preferido dos turistas pela variedade de peixes. No aquário da Baía Bonita, a beleza está nas águas cristalinas", revela o texto sobre a flutuação.

Passeios como a Gruta do Lago Azul, Estância Mimosa Ecoturismo e também o Eco Park Porto da Ilha também foram citados.

Dicas para quem está de viagem marcada para o destino de ecoturismo ou deseja conhecê-lo, como transportes, hospedagens, preços, passeios, entre outros também foram compartilhadas na publicação.

Clique aqui e confira a reportagem!