imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Na última quinta-feira (18) o portal Catraca Livre, divulgou um roteiro para com dicas de fim de ano. Com o título "Cinco destinos 'tranquilos' para passar o Réveillon", o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito (MS), foi citado ao lado de outras regiões.

"Se o viajante quer sossego total, a melhor saída é viajar para o interior do país e ir até Bonito, no Mato Grosso do Sul. As águas cristalinas cheias de peixes, as cachoeiras e trilhas são convidativas para quem quer fugir da badalação das principais regiões metropolitanas do Brasil e busca virar o ano em contato com a natureza", revela o texto.

Foram citadas também lugares como Machu Picchu (Peru), Cartagena das Índias (Colômbia), Montevidéu (Uruguai) e João Pessoa (Paraíba).

Confira a reportagem no link abaixo:

http://migre.me/nFngO

A Revista Virtual Encontro com Fátima lançou nessa edição uma matéria sobre destinos de viagem para dar uma escapada da rotina em grande estilo e usou a foto da Gruta do Lago Azul como imagem de abertura da matéria.

Não é a primeira vez que uma imagem de Bonito é usada como inspiração para matérias de viagens, bem ao contrário, isso tem ocorrido com muita frequência.

Para ler a matéria acesse: http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/revista-virtual-2/

 A edição de agosto da revista Aeroporto Jornal, traz uma matéria especial sobre as atrações turísticas de Bonito e Jardim para quem ainda não conhece as cidades.

A capa é estampada pela Gruta do Lago Azul, em Bonito, conhecida como um dos principais cartões postais do destino de ecoturismo pelas águas cristalinas e presença de estalactites e estalagmites.

Outros destaques na publicação são Abismo Anhumas, Barra do Sucuri, Balneário Municipal, Boca da Onça, Buraco das Araras, Recanto Ecológico Rio da Prata, Arvorismo, Boia-Cross e Passeio de Bote.

O melhor destino de ecoturismo brasileiro ficou em nona posição. Na matéria, o texto revela que é o "Caribe Brasileiro".

Confira:

"Bonito é um município localizado no Estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. Está no meio de uma região que está sendo descoberto como Caribe do Centro-Oeste devido à cor azul inacreditável de suas águas.

Devido à enorme quantidade de calcário no solo, a água desses rios passa através de um filtro natural, onde as impurezas são depositadas na parte inferior do rio, deixando-os com as águas mais claras e transparentes no mundo.

Um número de espécies de peixes e plantas se adaptaram a este ambiente, de modo que todos os rios estão cheios de vida e fazem deste um lugar incrível para visitar"
.

Confira a lista na íntegra no link abaixo:

http://dailynewsdig.com/35-clearest-waters-world-swim-die/

A reportagem, distribuída em nove páginas, aborda as belezas naturais dos atrativos turísticos como a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal de Bonito, o atrativo urbano Projeto Jiboia, além da ATRATUR - Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região.

Confira trecho:


"O contato com as piraputangas, pintados, pacus e dourados, logo à beira da piscina de água natural, fascina turistas. Os peixes parecem desviar dos banhistas e convivem em harmonia com o ambiente movimentado, e, em algumas partes, devido às rochosas dentro do rio, há piscinas mais rasas, ideais para crianças", fala o texto sobre o Balneário Municipal de Bonito.

Pessoas que contribuem para o turismo da região também foram abordadas. Antônio Carlos Silveira Soares, o Tó, responsável pela criação do voucher único, e Dona Margarida, conhecida por fabricar bombons com as frutas típicas da região.

Marcelo Tavela, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), revela que para um destino turístico ser considerado como sustentável é necessário "promover práticas sustentáveis e de engajamento para os moradores locais, para a cadeia do turismo e para o turista.

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi citada com exemplo, assim com Paraty (RJ), João Pessoa (PB) e Curitiba (PR).

Veja trechos da reportagem:

"Escolhida pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties) para sediar a Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável em 2014 (ESTC14), a mais importante conferência de ecoturismo, que reúne os principais representantes do segmento do mundo e que acontecerá em abril, a cidade de Bonito é um dos grandes destaques do turismo nacional quando se fala em sustentabilidade. Apesar de não contar com áreas de preservação ambiental, o sistema de controle de visitação e de comercialização exclusivo de agências credenciadas ajudam a evitar a degradação local".

"Para chegar até a maior parte das atrações é obrigatória a contratação de guias, que garantem que os visitantes não vão provocar quaisquer danos. Além de suas belezas naturais, que atraem visitantes do mundo inteiro, Bonito conta com um aeroporto para aviões de grande porte, um moderno centro de convenções para até 1,5 mil pessoas e rede hoteleira com mais de quatro mil leitos de diversas categorias. Na gastronomia, opções de pratos típicos regionais, variedade de peixes de água doce, carnes exóticas como jacaré e o javonteiro. Bares e festas temáticas agitam a vida noturna da cidade ".

Escrita pela jornalista Bruna Tiussu e ilustrada pelo fotógrafo Adriano Fagundes, a publicação fala, em oito páginas, sobre as naturezas naturais da região, cita atrativos turísticos, peculiaridaes , dicas gastronômicas e muito mais.

Veja abaixo um trecho da reportagem, intitulada "Bonito por Natureza":

"Localizado na Serra da Boquedona e vizinho ao Pantanal sul mato-grossense, Bonito começou a apostar em seus recursos naturais como potenciais atrações turísticas apenas nos anos 1990. Aos poucos ganhou infraestrutura para receber visitantes e, felizmente, se preocupou em seguir um plano de manejo sustentável, capaz de resguardar até o mais sensível dos seres de seu ecossistema. Não à toa, a Chapada Diamantina e a dos Veadeiros, Brotas e outros destinos já foram atrás de conhecimento para aliar ecoturismo e preservação ambiental".

Foram citados os seguintes atrativos turísticos: Abismo Anhumas, Gruta do Lago Azul, Parque das Cachoeiras, Estância Mimosa Ecoturismo, Nascente Azul, Lagoa Misteriosa e Buraco das Araras.

Destaque também para Dona Margarida, que vende bombons pelas ruas da cidade.

Saiba mais no link abaixo:

http://www.azulmagazine.com.br/v1/?p=1343