imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...

Destaque

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano e de Meio Ambiente, Edmundo Dinelli Jr, estiveram na quinta-feira (01) acompanhando as obras da construção das escadarias da Gruta do Lago Azul.

Iniciado no ano passado, o projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conta com a aprovação dos órgãos responsáveis. A execução vem sendo realizada sem interrupção das visitações e com recursos do Fundo Municipal de Turismo.

As novas escadarias têm formato circular e estão sendo construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta. Os objetivos principais das mudanças são os de garantir maior segurança durante o trajeto, possibilitando também que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra - facilitando o trânsito no interior do local. Atualmente existe apenas um caminho interno para ida e volta.

A obra também fará com que a gruta atenda às normas de acessibilidade possibilitando seu uso por portadores de deficiência, com dificuldades de locomoção, crianças, turistas da melhor idade e de compleição física diferenciada.

Segundo o secretário de Turismo, o trabalho é artesanal. “Estão envolvidas 08 pessoas nesse processo que é todo feito artesanalmente. Nós já estamos próximos de concluir a etapa do encaminhamento onde o turista não tinha acesso e nem visão contemplativa dessa parte da cavidade e muito em breve deve estar aberto à visitação”.

Destaque

A edição número 02 da Revista DIVEMAG, especializada em mergulho, traz em suas páginas uma reportagem especial sobre as cidades de Mato Grosso do Sul - Bonito e Jardim.

O texto intitulado "Expedição Mato Grosso do Sul", escrito e ilustrado por Kadu Pinheiro, revela as belezas subaquáticas de alguns pontos de mergulho da região. Ao todo foram 12 dias de expedição, ao lado da equipe, composta por 07 mergulhadores.

Confira trechos da matéria:

"A Serra da Bodoquena abriga um dos pedaços mais intocados e maravilhosos de natureza do nosso Brasil, os municípios de Bonito e Jardim são os pontos de partida para diversas atrações e opções de mergulho e aventura, desde o mergulho em caverna, a uma simples flutuação no Rio da Prata, fazer um rapel de 72 metros no Abismo Anhumas ou conhecer o Buraco das Araras. Opções não faltam, e com certeza uam semana será pouca para conhecer todas as opções".

No Rio da Prata:
"Logo no ínicio da flutuação fui informado da presença de um jacaré, numa área próxima à nascente. Após uma rápida exploração localizamos o animal, que estava muito bem camuflado em uma toca na margem do rio. Com o apoio do guia consegui me posicionar bem de frente ao animal que deveria ter por volta de dois metros de comprimento. Emocionante estar dentro da água com um animal tão imponente e objeto de admiração por ser um predador formidável".

Clique no link abaixo e veja a reportagem!
http://divemag.org/wp-content/uploads/mag/divemag02w.pdf

Destaque

Quando se fala em Bonito (MS), sobre as sua belezas naturais, ecoturismo, entre outros assuntos envoltos à natureza, um dos primeiros nome que surge de imediato é a Gruta do Lago Azul.

Distante 20 km do centro de Bonito, a Gruta do Lago Azul, descoberta por um índio Terena em 1924, é dos atrativos mais belos entre todas as paisagens naturais da região. Com seus 80 metros de profundidade e 120 metros de largura e um visual de águas cristalinas de tirar o fôlego, o lugar impressiona não apenas pela beleza, mas também pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, formações rochosas que ao longo de séculos se originaram e cresceram no interior da gruta.

Não é por acaso que a Gruta do Lago Azul é considerada Monumento Natural. O tombamento feito em 1978 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) garantiu a sua preservação e, como parte importante dessa preocupação, o acesso é rigorosamente controlado. Para chegar até lá os turistas percorrem uma trilha até a entrada da caverna e têm de encarar 300 degraus de escadaria rústica, mas nada disso representa obstáculo diante do espetáculo da natureza.

Outro verdadeiro show da natureza, são as Grutas de São Miguel, um complexo de cavidades calcárias que esconde mistérios e revela surpresas que só a natureza é capaz de produzir.

As Grutas de são Miguel possui, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m2, é uma cavidade seca, formada através da dissolução de rochas calcárias do período pré-cambriano. Essas rochas datam de cerca de 650 milhões de anos atrás e pertencem ao grupo Corumbá.

Por ser uma cavidade seca o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites, travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos, além da beleza da coruja suindara e das espécies de morcegos que habitam na caverna.

Venha conhecer essas obras primas da natureza.

Destaque

De acordo com o relatório do Voucher Eletrônico fornecido pela central do ISSQN, o feriado registrou um crescimento de 41% de visitações em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2011, foram 9.863 visitações, em 2012 elas somaram um total de 13.974.

O aumento do fluxo turístico também pôde ser sentido no faturamento dos atrativos, agências, hotéis, pousadas, lojas, supermercados e postos de gasolina.

Em 2011 os vouchers emitidos para os passeios movimentaram R$ 660.819,70. Este ano somente a emissão para os passeios, exceto os balneários, atingiu a soma de R$ 1.054.704,00.

“O crescimento das visitações, a vinda do ecoturista e de sua família, esse novo perfil de folião que está escolhendo Bonito é essencial pra nós por que o setor do turismo é o maior empregador do município. Isso significa que é através desse trabalho que vai haver distribuição de renda mais rápida. São milhares de pessoas envolvidas direta ou indiretamente na atividade, desde o frentista de posto, da caixa de supermercado, até a recepcionista da pousada, o guia, o dono do atrativo, o garçon, a dona da loja de artesanato, a balconista. A emissão dos vouchers é só a amostra do que vai circular no município nos próximos dias”, disse o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano.