Notícias de Bonito MS
Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...
Campo Grande (MS) – O 13º Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul, começa nesta quarta-feira (25 de julho) e acontece até domingo (29 de julho) com mais atrações, novos espaços e homenagem interativa ao poeta Manoel de Barros.
Este ano o Festival ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas do grande Manoel de Barros.
As primeiras atrações confirmadas para o 13º Festival de Inverno de Bonito foram os artistas do Estado selecionados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: Karina Marques, Jerry Espíndola e Beatles Maníacos, na quinta-feira, 26 de julho; banda Naip, na sexta, 27 de julho e Maria Cláudia e Marcos Mendes no sábado, 28 de julho. Eles se apresentam no Palco Fala Bonito.
Os selecionados na área de dança, teatro e circo se apresentam no Palco das Águas, que também fica na Praça da Liberdade: "Maria, Madalena", espetáculo de dança do Conectivo Corpomancia e “Os Corcundas”, peça teatral do Circo do Mato, se apresentam na quinta (26 de julho); na sexta (27 de julho) a Cia. Isa Yasmin de Dança apresenta o espetáculo “Dançar, Pulsar”; no sábado (28 de julho) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “Tekoha Ritual de vida e morte do Deus pequeno”.
Os artistas nacionais se apresentam tanto no Palco Fala Bonito quanto na Grande Tenda, maior espaço de apresentações do Festival de Inverno: no dia 25 (quarta) as atrações são Sérgio Reis (Fala Bonito) e Alcione (Grande Tenda); dia 26 (quinta) é a vez de Maria Rita (Grande Tenda); 27 de julho (sexta) se apresentam Nando Reis (Fala Bonito) e Monobloco (Grande Tenda); no sábado, 28 de julho, encerram a noite Roberta Sá (Fala Bonito) e O Rappa (Grande Tenda).
Manoel de Barros
O túnel temático do Festival de Inverno de Bonito de 2012 faz justa homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. Se em edições anteriores o evento abordou temas como a terra, as águas, a fauna e a flora pantaneira, dessa vez a poesia ganha o espaço para que o público visitante possa “sonhar acordado”, percorrendo um espaço mágico, de sonhos, lúdico e poético, como se navegasse em um cosmo imaginário.
Ele não será apenas um túnel contemplativo. O visitante não passará imune ao conteúdo que recheia esse espaço, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta.
São 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0 de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura com tecidos e vinis serão montados flocos que se assemelham a nuvens e instalados 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.
Todas as Artes
A exposição de Artes Plásticas contará com obras do paulistano Claudio Tozzi, que utiliza ícones visuais – parafusos, escadas, fragmentos de objetos, símbolos tropicais, espaços urbanos etc. – e os desconstrói, captando seus aspectos essenciais, revelando-se, desta forma, artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por vertentes construtivas e conceituais.
A Galeria do Festival contará ainda com as mostras "Empapelando", instalação-interação e oficina de papel da artista plástica Fernanda Castanho e "Queda D'água", instalação e oficina de brinquedos com sucata, da arte-educadora Léo Stinghen.
Já a Galeria Bonito apresenta um panorama da produção artística produzida na cidade, com as artistas convidadas Alessandra Mastrogiovanni, Lenice Rocha e Neide Martins.
O auditório Kadweu, no Centro de Convenções de Bonito, será o palco das exibições de cinema e das oficinas de fotografia gratuitas, tudo organizado pela Fundação de Cultura. Diariamente será disponibilizado o “Trenzinho, que levará o público até o local, gratuitamente.
A mostra da videomaker Gabi Dias contará com 25 curtas; já a mostra do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental contará com 7 exibições; a Mostra Manoel de Barros terá dois filmes apresentados e a mostra RUA - Registros Urbanos Audiovisuais, com videomakers diversos do Estado, terá 22 exibições.
Nas ruas e praças a arte permanece ativa. Durante o 13º Festival de Inverno de Bonito artistas de rua prometem encantar o público levando espetáculos que interagem com as pessoas e apresentam a criatividade artística aliada à diversão. As performances não têm lugar certo para acontecer, estão programadas em vários pontos e podem acontecer simultaneamente com outras programações.
Mais espaços
O Pavilhão das Artes continua sendo o centro de integração do Festival. Com venda de artesanato, livraria, stands institucionais e pontos de encontro, abriga também trabalhos de artistas de Mato Grosso do Sul e até mesmo de fora do país.
O Ecocriança é o espaço voltado para as crianças do Festival. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e a produção literária e plástica utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.
A programação completa do Festival você confere no endereço: http://www.portalbonito.com.br/noticias/noticias-geral/3681/festival-de-inverno-de-bonito-2012-programacao-completa
De 25 a 29 de julho de 2012, o Encontro da Cultura com a Natureza na cidade de Bonito/MS. É a décima terceira edição do Festival de uma comunidade hospitaleira e que oferece diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura.
Confira abaixo a programação completa:
HOMENAGEADO
O poeta Manoel de Barros é o homenageado da 13ª edição do Festival de Inverno de Bonito. Toda a programação terá um toque da sua poesia. Interferências artísticas, túnel cenográfico, mostra de vídeos, projeções, e espaços especiais, como a Galeria do Homenageado, proporcionarão aos visitantes do festival uma verdadeira viagem sobre a obra do nosso maior poeta.
MÚSICA
SHOWS NA GRANDE TENDA:
25/07 ALCIONE
26/07 MARIA RITA
27/07 MONOBLOCO
28/07 O RAPPA
SHOWS NA PRAÇA DA LIBERDADE *:
25/07 SÉRGIO REIS
27/07 NANDO REIS
28/07 ROBERTA SÁ
E MAIS:
BANDA NAIP
JERRY ESPÍNDOLA & PÉTALAS DE PIXE
BEATLESMANIACOS
KARINA MARQUES
MARIA CLAUDIA & MARCOS MENDES
* programação por data / hora a ser divulgada posteriormente.
DANÇA
Espetáculo: DANÇAR, PULSAR [Isa Yasmin Cia de Dança – BRA – MS]
Espetáculo: MARIA, MADALENA [Núcleo de criação conectiva – BRA – MS]
Espetáculo: Crescer/para Passarinho – Homenagem a Manoel de Barros [Outro, outra Cia de Dança - BRA]
TEATRO
Espetáculo: COMÉDIA.COM [Gaia Brasil Produções – BRA]
Espetáculo: CASAL TPM [Palco Cia de Teatro - BRA]
Espetáculo de rua: POCKET VARIEDADES "PALHAÇA RUBRA" [Carrapeta produções - BRA]
Espetáculo: Os Corcundas [Grupo: Circo do Mato – BRA – MS]
Espetáculo: TEKOHA – Ritual de vida e morte do Deus Pequeno [Teatro Imaginário Maracangalha – BRA – MS]
ARTISTAS DE RUA
Arte da Magia, com Marcos Hiroshi / Mágico.
Cia Estátua Viva, com Marcello Zago e Cristiano Potenza.
Cia Edimalabares (monociclo, malabares e pirofagia).
COLETIVO CONSCIENTE
Formado por 10 pessoas entre atores, músicos, fotógrafos, DJs e outros profissionais da arte, o Coletivo Consciente chega ao festival para surpreender. Suas ações estarão presentes em todo o evento, sem hora marcada e com abordagens criativas.
LITERATURA
Saraus/ Escritores convidados
"Rua Lopes Chaves, 546" - Sarau sobre Mario de Andrade com Pascoal da Conceição.
"Brasil de Dentro" - Sarau Literário/musical com o Grupo Ser Tão Trio.
"Furacão Elis" – Palestra com a escritora e jornalista Regina Echeverria.
Café filosófico
Tema: FILOSOFIA E NATUREZA: PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO ECO-SUSTENTÁVEL.
Promover o pensamento filosófico com a natureza por meio do tema proposto, “A filosofia e natureza: para pensar o desenvolvimento eco-sustentável”.
Lançamento do livro: Morgana no Mundo da Águas, dos autores Mara Calvis e Heitor Simões. (Editora Alvorada).
GALERIA ECOCRIANÇA
OFICINA: GEOPARK BODOQUENA PANTANAL – A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Desenvolver o gosto pela leitura, produção literária e plástica utilizando a literatura regional como um meio de fortalecer a conscientização ambiental. Oficinas lúdicas, leituras dramatizadas, projeção de vídeos e jogos serão utilizadas para estimular no público infantil o interesse por atividades culturais fazendo com que se tornem apreciadores de cultura e prestigiadores de eventos desta natureza.
ARTES PLÁSTICAS
"Empapelando" - Instalação/interação e oficina de papel
Artista: Fernanda Castanho
"Queda D'água" - Instalação e oficina de brinquedos com sucata
Arte-educadora: Léo Stinghen
CINEMA
Mostra Manoel de Barros
Mostra de curtas e longas-metragens sobre a vida e obra do poeta.
Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente (FICA)
Ação promovida desde 1999 pelo Governo do Estado de Goiás. Reúne produções do mundo inteiro, combinando cinema, história, cultura, meio ambiente e cidadania. Mostra R.U.A. - Mostra de Registros Urbanos Audiovisuais
Mostra regional de vídeos e obras audiovisuais que retratam a cultura urbana.
Bate-papo com os videmakers das produtoras independentes Indentidade Skate e Óia TV
CineArte - Gabriela Dias
Mostra regional dos trabalhos audiovisuais da Filmmaker Gabriela Dias, que utilizam as técnicas da fotografia, stop-motion, moda e artes plásticas no processo de criação. Gabriela Dias foi vencedora do Salão de Artes de Mato Grosso do Sul de 2010 com o videoarte "Caixinha de Música". Bate-papo com a filmmaker Gabriela Dias e equipe.
Oficinas com o apoio do Museu de Imagem e Som de MS (MIS):
Tratamento de Imagem Fotográfica com Software Livre
Introdução à Linguagem Fotográfica
Ministrante: Alexandre Sogabe
MERCADO MUNDO MIX
Presente nas últimas edições do festival, o Mercado Mundo Mix é um grande sucesso entre os visitantes, com seus produtos diversificados e gente descolada num ambiente pra lá de hype.
III ENCONTRO DO GEOPARK BODOQUENA PANTANAL
Programação de palestras, debates, lançamento de livros e visitas técnicas.
A lista dos finalistas pode ser encontrada no portal viajeaqui (viajeaqui.com.br). Para participar da eleição e ainda concorrer a uma viagem para Orlando, basta comprar um exemplar da edição 201 de Viagem e Turismo – que já está nas bancas -, cadastrar o código do cupom encartado na revista no site www.omelhordevt.com.br e responder a todas as questões.
Entre as 30 categorias, está o "Melhor Destino de Ecoturismo", na qual a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, é uma das cinco finalistas e concorre ao lado de Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA), Fernando de Noronha (PE) e Foz do Iguaçu (PR).
Em 2011, Bonito foi eleita pela 10º consecutiva como a melhor em Ecoturismo!
As categorias da pesquisa contarão com opções para diversos tipos de turistas, dos mais sofisticados aos mais aventureiros, que poderão apontar até seus parques temáticos preferidos no Brasil e no exterior, além de estações de esqui e navios de cruzeiros.
Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de outubro, durante um evento no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013” tem realização da revista Viagem e Turismo, patrocínio da CAIXA e pesquisa do IBOPE.
Mais informações podem ser obtidas nos sites www.viajeaqui.com.br e www.omelhordevt.com.br
Entre os dias 25 a 29 de julho, a cidade de Bonito (MS), eleita a melhor em ecoturismo no Brasil, se transformará em um palco de cultura, com a apresentação de grandes shows nacionais e regionais, mostras de dança e de teatro, artesanato e muito mais. Esse é o Festival de Inverno de Bonito, um dos maiores eventos sul-mato-grossense que em 2012 chega à sua 13º edição.
São belas histórias de reflexão,onde o público pode vivenciar um maior contato com a natureza, além de associar momentos únicos em uma das mais belas regiões do país. Veja abaixo os shows oficiais do Festival de Inverno de Bonito 2012:
Shows nacionais:
25 de Julho (quarta-feira): Sérgio Reis - Praça da Liberdade / Alcione - Grande Tenda
26 de Julho (quinta-feira): Maria Rita - Grande Tenda
27 de Julho (sexta-feira): Nando reis - Praça da Liberdade / Monobloco - Grande Tenda
28 de Julho (sábado): Roberta Sá - Praça da Liberdade / O Rappa - Grande Tenda
Músicas do Mato Grosso do Sul:
Jerry Espíndola, Beatles Maníacos, Maria Cláudia e Marcos Mendes, Karina Marques e Banda Naip. Ficaram como suplentes Gideão Dias, Banda Foogha, Vinil Moraes, Ivan Cruz e Duo Cancionâncias.