Notícias de Bonito MS
Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...
A Nascente Azul, Balneário Municipal, Balneário do Sol e Aquário Natural são alguns dos atrativos que disponibilizam condições de acesso a cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais.
Porém, apesar dos esforços constantes do poder público e de empresas privadas, muitas melhorias ainda precisam ser realizadas até que 100% do acesso ao ecoturismo no município atenda a esse grupo específico de turistas.
Conforme o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, a grande dificuldade de proporcionar acessibilidade muitas vezes está na trilha que antecede o passeio. “O desafio do ecoturismo, em muitos casos em Bonito Ms, é a trilha para chegar ao rio, ao lago, à cachoeira. Isso sempre é um complicador. Mas estamos nos esforçando cada vez mais para tornar esse ingresso uma realidade a esses turistas”, afirma.
De acordo com o secretário, para o Balneário Municipal já existem projetos que irão beneficiar amplamente pessoas com deficiência. “Vamos fazer uma trilha para cadeirante com bloquete intertravado, uma espécie de calçada como paralelepípedo, que facilita a locomoção para cadeirantes e até para idosos e pessoas com sobrepeso. Essa trilha será feita a partir do estacionamento. Na Nascente Azul, por exemplo, existe uma cadeira especial que ajuda ao turista a chegar até a flutuação. O poder público tem trabalhado para que todos possam ter acesso”, explica.
De certa forma, os passeios em Bonito que envolvem água, segundo o secretário, são mais acessíveis para esses turistas especiais. “Depois de vencer as trilhas, os passeios com água são os mais fáceis. Temos alguns que possuem plataforma dentro e fora d’água, o que facilita muito”, comenta.
Os guias também precisam estar preparados e com condições para atendimento aos turistas, conforme esclarece o secretário. Esses profissionais passam por cursos de resgate, salvamento aquático e primeiros socorros. “Além disso, eles precisam se capacitar por meio do curso de Sistema de Gestão de Segurança (SGS), onde passam por simulação de situações emergenciais e recebem conhecimento para atuar da melhor forma, caso seja necessário”..
Uma vez ao ano a Prefeitura de Bonito oferece cursos gratuitos para formação de guias. O município possui 36 passeios cadastrados e autorizados pela prefeitura, além de 120 guias profissionais.
O principal curso d’água da cidade recebe, neste fim de semana, a primeira etapa do Campeonato Estadual.
Famoso pelas águas cristalinas e propícias para as atividades de ecoturismo, o Rio Formoso fazia parte do extinto Rally Brasileiro de canoagem, conforme conta o presidente da Federação Estadual da modalidade, Rafael Girotto.
“O último foi em 1993. Vinham atletas do Brasil todo disputar o Rally em Bonito. Desde então, não teve mais nenhum evento de canoagem no Rio Formoso. Esse trajeto faz parte desse antigo Rally”.
O percurso da prova tem aproximadamente 2 quilômetros, com uma série de corredeiras pelo caminho e nível de dificuldade médio. Os atletas descem o rio um de cada vez e ganha quem levar menos tempo para terminar o circuito.
A etapa contempla apenas a canoagem descida, em que o competidor deve demonstrar controle sobre seu barco em águas rápidas enquanto percorre uma pista pré-definida. A disputa envolve as categorias turismo, feminino (open e master), K1 (sênior, master e super master) e junior.
Pelo menos 50 canoístas do Estado são esperados para a competição. Atletas convidados do Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina também confirmaram presença.
Entre os inscritos estão os convocados para a seleção brasileira Rafael Girotto, Daniel Hayashi, Bárbara Marinho e Pedro Henrique Moura Ávila, todos de Mato Grosso do Sul. Os três primeiros foram chamados para o Mundial sênior, que será realizado na cidade de La Seu D’Urgell, na Espanha, em setembro. O último foi indicado para representar o País no Mundial junior, em Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina, em julho.
As disputas em Bonito ainda servem de preparação para o Campeonato Brasileiro de canoagem descida. A primeira etapa está marcada para abril, em Ibitirama, no Espírito
Santo.
MEIO AMBIENTE
Segundo Girotto, a federação pretende manter o Rio Formoso no calendário anual de competições de canoagem. A entidade ainda quer trazer um evento nacional da modalidade para o curso d’água
de Bonito.
“Juntamente com o evento, levantar a bandeira de preservação das nossas águas, do ecossistema, que a canoagem sempre levantou. Fomentar a parte esportiva e também a parte ecológica, de preservação ambiental”, completa.
A matéria "Beleza Pura", de autoria de Carla Conte, revela que o destino tem atrações incríveis, como as flutuações em águas cristalinas lotadas de peixes coloridos, rapel em caverna inundada, cachoeiras e muito mais aventura.
As atividades realizadas nos passeios Aquário Natural, Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Boca da Onça, Nascente Azul, Gruta do Lago Azul e Buraco das Araras foram citadas na reportagem, assim como a preservação ambiental do destino.
"Além de sua beleza, a cidade tem um outro grande trunfo: o turismo é estruturado para garantir a preservação ambiental. Em todos os passeios há um limite de visitação diária estabelecido por instituições ambientais e, para fazer qualquer atividade, é necessário ter em mãos um voucher, que é emitido somente por agências de turismo e que controla o fluxo de visitantes".
Leia a reportagem na íntegra na Revista:
https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_203_completa.pdf
A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, informa que o Balneário Municipal permanecerá fechado para visitação nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro (próximas terças-feiras), para manutenção, incluindo limpeza do pátio, roçada, poda de árvores e outros serviços
Nos demais dias o atrativo funciona das 08h00 às 17h00.
Outras informações podem ser obtidas na SECTUR (Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - de segunda a sexta, das 7h00 às 13h00, pelo telefone 3255-2160, ou no CAT (Centro Atendimento ao Turista) - de segunda a sexta das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 3255-1850 ou 3255-1449 e no sábado das 7h30 às 11h30.