Notícias de Bonito MS
Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...
O ecoturismo ganha cada vez mais destaque no Brasil. Em direção a essa atividade turística, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui um fundo para promover o ecoturismo brasileiro. Vale lembrar que o país foi apontado pela revista Forbes como o melhor lugar para tal prática no mundo.
Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo (Fundeco) serão utilizados para financiar planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos como de interesse ecoturístico. A verba poderá ainda ser usada na capacitação de mão de obra e em cooperação técnica.
Conforme o Projeto de Lei 3045/21, o Fundeco será formado a partir de diversas fontes, como operações de crédito internas e externas, e contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. O fundo também poderá receber recursos do orçamento federal e do superávit financeiro da União apurado em cada exercício.
Atualmente o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
COP 30 - O Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A Cúpula do Clima, vai atrair representantes de todo o mundo à capital paraense e ao Brasil para discutir as principais ações frente as mudanças climáticas e, também, como o turismo impacta nessa cadeia, promovendo ações de mitigação positiva.
REDE TRILHAS - Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.
A RedeTrilhas, iniciativa voltado ao ecoturismo, foi criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.
Bonito, o paraíso turístico de Mato Grosso do Sul com rios de águas cristalinas, é o 8º destino com maior interesse de visitação dos brasileiros, conforme pesquisa do Ministério do Turismo.
O município, a 283 quilômetros de Campo Grande, está à frente de outros destinos badalados como Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Manaus, no Amazonas e Jalapão, no Tocantins.
Na liderança do ranking estão Salvador, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro como as cidades que os turistas mais têm vontade de conhecer. O levantamento “Tendências de Turismo” entrevistou 2.029 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, entre os dias 07 e 11 de dezembro de 2023.
Confira os dez destinos que os turistas mais querem conhecer no país:
1. Salvador (BA)
2. Fernando de Noronha (PE)
3. Rio de Janeiro (RJ)
4. Lençóis Maranhenses (MA)
5. Florianópolis (SC)
6. Foz do Iguaçu (PR)
7. Maragogi (AL)
8. Bonito (MS)
9. Chapada dos Veadeiros (GO)
10. Ilha de Marajó (PA)
Atrações preferidas
A pesquisa aponta que um a cada três turistas planeja viajar a lazer durante o verão, que se estende até março deste ano. As atrações turísticas preferidas dos brasileiros, são aquelas que incluem praias (59%). Logo em seguida estão às regiões que permitem o contato do turista com a natureza e o ecoturismo (27%).
Comportamento do turista
Ainda conforme o levantamento, 52% dos brasileiros que viajam a lazer com frequência começam a planejar a viagem com três meses de antecedência. Essa viagem acontece em família em 55 % das vezes; a dois em 22% das viagens e 15% dos turistas viajam entre amigos.
A maior parte dos viajantes fica até dez dias fora de casa, com gastos de R$ 1,9 mil. Para 95% dos entrevistados, o destino escolhido será no Brasil. As regiões nordeste e sudeste são as mais desejadas.
Conforme a pesquisa, 69% dos brasileiros viajam ao menos uma vez por ano. Carros próprios (45%) e ônibus (29%) são os meios de transporte mais utilizados, enquanto o avião é mencionado por 23% das pessoas.
O levantamento do Ministério do Turismo foi produzido pelo IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem . As entrevistas contaram com a participação de entrevistas a partir de 16 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
No último dia 2 de dezembro, a GOL Linhas Aéreas e sua parceira, a climatech Moss, comemoraram dois anos de operação da segunda rota 100% carbono neutro do Brasil: Congonhas-Bonito-Congonhas.
Desde sua inauguração, em 2 de dezembro de 2021, foram neutralizadas 5.900 toneladas de CO2e nos voos de ida e volta entre Congonhas (CGH) e Bonito (BYO). Esse valor equivale a preservar 845.957 árvores por um ano, ou ainda à conservação de 1.783 campos de futebol (padrão FIFA).
A compensação total de carbono é assumida pela GOL e pela Moss, sem nenhum custo adicional aos passageiros que escolhem voar com a companhia nessa rota, e ainda oferece aos passageiros e à tripulação certificados individuais de compensação de carbono.
Além disso, os passageiros têm a opção de adquirir o MCO2, um token verde em blockchain, para neutralizar as emissões em outros trechos de sua viagem.
A GOL também inaugurou, em setembro de 2021, a primeira rota 100% carbono neutro do Brasil, Recife-Fernando de Noronha-Recife. Infelizmente, essa rota está temporariamente suspensa devido a obras no aeroporto do arquipélago pernambucano.
Desde o lançamento da iniciativa #MeuVooCompensa, em junho de 2021, até dezembro de 2023, foram compensadas 51.900 toneladas de CO2e (tCO2e) de maneira voluntária pelos clientes, por clientes corporativos que voam GOL (empresas que compensam os voos de seus colaboradores) e nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito).
Esse montante equivale a 12.941 hectares de floresta nativa preservados por um ano, ou a 7.441.558 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 15.687 campos de futebol (padrão FIFA).
“As ações em parceria com a GOL Linhas Aéreas são sempre muito importantes para Bonito, um destino que é referência mundial em ecoturismo. Ter uma conexão direta com o aeroporto de Congonhas (SP) operada pela GOL, uma companhia que tem compromisso com o meio ambiente, é motivo de satisfação já que o voo Bonito – Congonhas é a segunda rota 100% carbono neutro do Brasil. Esperamos continuar e estreitar cada vez mais essa parceria salutar com a GOL”, acrescenta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Apesar da maioria preferir pelo turismo de sol e praia, 27% dos brasileiros, que responderam a pesquisa, se interessam por lugares ligados a natureza e ecoturismo, como a cidade de Bonito (MS).
Bonito é um dos 10 destinos preferidos pelos brasileiros na hora de escolher um local para visitar, apontou a pesquisa inédita do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem. Ao todo foram entrevistados 2.209 brasileiros que montaram o ranking dos favoritos.
Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 6% preferiram passar as férias de verão no Centro-Oeste. Ainda conforme a pesquisa, 27% dos entrevistados procuram lugares ligados a natureza e ecoturismo, como a cidade das águas cristalinas.
Recorde
Em 2023, o município registrou o maior fluxo de turistas dos últimos oito anos, ao todo foram 313.316 visitantes nos mais de 40 atrativos da cidade.
O público é recorde desde 2015, quando o levantamento passou a ser feito mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenada pela associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), com a parceria da Fundação de Turismo (Fundtur), Sebrae e prefeitura de Bonito.
Os destinos mais procurados foram os balneários, com 49.203 turistas, e a flutuação, 16.704. Apenas no mês de dezembro, a rede hoteleira teve taxa de ocupação de 63%, maior que a média anual, de 60%.
Queridinho dos artistas
Entre os turistas que amam Bonito, alguns artistas também colocaram a cidade paradisíaca na lista dos locais preferidos para viajar. Confira quem já esteve em MS para aproveitas os rios cristalinos: Zé Felipe e Virgínia, Thainá Müller, Glória Maria, Agatha Moreira e Rodrigo Simas, Dira Paes, Alexandre Nero, Viih Tube e Eliezer.