Notícias de Bonito MS
Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, órgão pertencente ao Governo Federal, autorizou a exploração comercial, visitação e contemplação da Gruta Nossa Senhora Aparecida, caverna seca localizada em Bonito (MS).
Portaria SPU-MS/MGI nº 3.467, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (24), aprova a cessão de uso onerosa, sob regime de arrendamento, ao município de Bonito.
A Gruta Nossa Senhora Aparecida possui área de 8.087,00 m², está localizada em Bonito (MS) e foi tombada em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, está fechada para visitação.
Ao contrário da Gruta do Lago Azul, é desprovida de água e apresenta pouca iluminação natural.
De acordo com cartilha do Iphan, é constituída por um único e grande salão, também com piso inclinado, com 100 metros em sua maior extensão.
É ricamente ornamentada por conjuntos de espeleotemas, alguns deles denominados “anjos” por se assemelharem a figuras humanas com asas voando na posição vertical, que lhe conferem grande valor cênico.
O prazo da cessão será de 20 anos, a contar da data da assinatura do contrato de cessão, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos por interesse mútuo.
O cessionário terá que pagar, anualmente, R$ 42 mil pelo uso privativo e com exploração econômica de imóvel da União, o qual deverá ser recolhido diretamente à União em parcelas mensais e sucessivas vencíveis no último dia útil de cada mês pelo valor proporcional.
Além disso, deve repassar, mensalmente, 20% do valor total arrecadado com a venda de ingressos de visitação da Gruta, a título de retribuição pelo uso privativo e exploração econômica do imóvel pertencente à União.
O valor apurado do percentual descrito será recolhido por meio de Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF).
Bonito, município localizado a 297 quilômetros de Campo Grande, é uma região cárstica repleta de cavernas secas e alagadas. Gruta do Lago Azul, Gruta do Mimoso, Gruta de São Miguel, Gruta de São Mateus e Gruta Catedral.
Concorrendo no tarifário com outros roteiros no mesmo período, a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, terá um julho especial e mais acessível por via aérea com a maior oferta de voos em um mês de alta temporada: a Azul Linhas Aéreas anunciou que vai operar todos os dias e a GOL Linhas Aéreas sairá de Congonhas direto para o destino durante 22 dias, não operando apenas às segundas e sextas-feiras.
A ampliação da malha aérea, meta da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), do município e do trade da Rota Bonito Serra da Bodoquena, impulsiona o fluxo turístico em um mês de maior movimento na região. Em julho do ano passado, Bonito recebeu público recorde (29.519 visitantes, segundo o Observatório do Turismo), com 3.036 desembarques no aeroporto regional e 67% de ocupação hoteleira.
A Azul, que voa quatro vezes por semana para Bonito, anunciou os voos extras com saída às 10h55 e 11h05 de Viracopos, aeroporto de Campinas (SP). A Gol vai decolar às terças, quartas, quintas, sábados e domingos de Congonhas, às 14h05.
Mais competitivo
Além de facilitar o acesso de brasileiros e estrangeiros à Capital do Ecoturismo do Brasil, o aumento no número de voos das duas companhias torna a rota competitiva no mês das férias, conforme simulação realizada pela Crisval Tour, agência do Zagaia, resort que integra a rede hoteleira de Bonito.
Em cotação feita para um mesmo período de julho, a tarifa de ida e volta do voo São Paulo-Bonito se equiparou a outras duas rotas (São Paulo-Recife e São Paulo-Porto Alegre) de maior procura, numa demonstração de que Bonito se fortalece no concorrido mercado das aéreas.
“Podemos esperar um aumento na procura do destino para o mês com mais opções de chegadas e partidas e com a comodidade que os novos voos proporcionam”, avaliou Gitane Klain, gerente da agência. “Teremos mais facilidade de vender o destino com pacotes com aéreo incluso chegando em Bonito e, assim, trabalharmos melhor o público fora do Estado.”
Voos o ano todo
Para o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, a ampliação dos voos para o melhor destino de ecoturismo do Brasil é resultado das ações estratégicas do Governo do Estado na captação de mais voos para Mato Grosso do Sul e a resposta de Bonito e região com a crescente demanda por mais assentos, com expectativa de alta taxa de ocupação em julho.
“Esse incremento de novos voos pelas duas companhias é muito significativo e reflete no trabalho que a fundação tem realizado nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a logística e oferta de assentos ao nosso principal destino. O fluxo cresceu 50% e essa demanda é mais do que suficiente para Bonito receber voos diários durante o ano todo”, disse ele.
Lucas Alves Ferreira, presidente do Comtur (Conselho de Turismo de Bonito), avalia como altamente positivo o incremento de voos para julho, com reflexos diretos no aumento do fluxo de visitantes no mês. “A malha diária vem ao encontro da busca de Bonito por conexões mais rápidas e eficientes dentro e fora do país, atraindo um público com maior poder aquisitivo”, comentou.
Nos primeiros dias do mês de maio, um vídeo gravado durante um passeio na Nascente Azul, em Bonito, chamou a atenção nas redes sociais. Um veado-campeiro, animal típico do Cerrado, nadava tranquilamente nas águas tranquilas e cristalinas do Rio Nascente Azul, onde os visitantes participam da flutuação. As imagens foram registradas pelo guia turístico David Lopes em 29 de abril e divulgadas no dia 1º de maio.
Animal de hábitos noturnos, o veado-campeiro só aparece durante o dia em locais onde ele não se sente ameaçado ou perturbado. Encontros como esse chegam a ser comuns para os funcionários da Nascente Azul, mas nunca deixam de ser especiais. Com sorte, os visitantes podem avistar por ali antas, tamanduás-bandeira, macacos, pacas, lontras e muito mais.
Já foram catalogadas dentro do complexo da Nascente Azul 18 espécies de mamíferos e 85 de aves, como araras e as curiosas seriemas, além de diversos répteis, anfíbios e peixes. No Lago Pantanal, ambiente rico em biodiversidade e parte de uma das trilhas contemplativas oferecidas pela Nascente Azul, aparecem de jacarés ao socó-boi. Por ser uma área com alto grau de conservação de recursos naturais, a Nascente Azul é um espaço onde os animais conseguem viver com segurança e tranquilidade.
Desde a sua criação em 2008, a Nascente Azul passou por uma série de trabalhos de recuperação ambiental, como o reflorestamento da vegetação ciliar e a ampliação das áreas de reserva legal do complexo. As matas ciliares, além de evitar a erosão do solo e proteger os cursos d’água do assoreamento, fornecem alimentos e abrigos para os animais silvestres. Com tantas espécies circulando pela propriedade, a própria natureza sinaliza diariamente que a Nascente Azul está no caminho certo e é hoje um empreendimento modelo de ecoturismo.
Nascente Azul
Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS
Mais informações em: nascenteazul.com.br
A Lagoa Misteriosa, um dos destinos mais deslumbrantes do ecoturismo brasileiro, localizado em Jardim/MS, anuncia a abertura oficial da Temporada Azul, e convida aventureiros a mergulhar em águas cristalinas e conhecer um mundo subaquático repleto de maravilhas.
A Temporada Azul é um momento especial, quando a lagoa revela toda a sua beleza em tons vibrantes de azul, criando um cenário verdadeiramente mágico.
Com a visibilidade excepcional e a profundidade desconhecida (o máximo atingido foi 220 metros, feito esse realizado pelo mergulhador Gilberto de Menezes), que caracteriza este local único, os visitantes têm a oportunidade de se maravilhar com as formações rochosas que compõem o cenário da lagoa.
Passeios
Os apaixonados por aventura podem escolher entre duas experiências: flutuação ou mergulho com cilindro. Seja deslizando suavemente sobre a superfície das águas ou explorando as profundezas misteriosas, cada atividade é uma jornada inesquecível para os amantes da natureza e entusiastas do ecoturismo.
Segurança
Na Lagoa Misteriosa, a segurança e o conforto dos nossos visitantes são prioridades. Instrutores de mergulho e guias de turismo qualificados estão à disposição para garantir que cada experiência seja segura, educativa e repleta de momentos memoráveis.
Sustentabilidade
Além de oferecer uma experiência inigualável na natureza, a Lagoa Misteriosa destaca-se também pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a preservação da biodiversidade local.
O atrativo recebeu recentemente a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative. Avaliando as emissões e compensações de CO2 dos atrativos, a instituição certificou a Lagoa Misteriosa como clima positivo, indicando que não apenas neutraliza suas emissões, mas também remove mais carbono da atmosfera do que emite. Com isso, o atrativo gera um impacto ambiental e climático positivo por meio de suas ações ambientais.
Além disso, recebeu a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável - na categoria Ouro - concedida pela Green Destinations, por meio do Programa DEL Turismo do Instituto DEL, resultado dos esforços coletivos e do comprometimento em promover um turismo mais sustentável, que respeita a natureza, a cultura local e o bem-estar das comunidades envolvidas.
Viagem marcada para conhecer a região? Inclua a Lagoa Misteriosa em seu roteiro de viagem.