imagem do onda

quarta, 03 de setembro de 2008

Potencial turístico de MS é atraente para portugueses

MS Notícias

Mato Grosso do Sul conquistou apoio do deputado da Assembléia da República Portuguesa, Carlos Páscoa Gonçalves, para atração de investimentos industriais e para divulgação do Pantanal como destino turístico. O fortalecimento da parceria entre Mato Grosso do Sul e o parlamentar - representante da comunidade portuguesa dos continentes Americano, Asiático, Africano e da Oceania - marcou o encontro mantido por ele com o governador André Puccinelli nesta terça-feira (2), em Campo Grande.

Acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, e de José Pouso Sala - liderança da comunidade luso-brasileira - Páscoa Gonçalves veio retribuir a visita feita por Puccinelli a seu País no mês de maio. No encontro, recebeu do governador informações sobre o andamento das negociações com a Portucel, gigante da produção de papel e celulose. "Eles vieram perscrutar e acredito que se impressionaram com o que viram, com as condições naturais e as oportunidades oferecidas pelo governo do Estado", relatou André.

"A Portucel é um dos nossos maiores grupos, é fortíssima e tem todo o interesse em investimentos novos", confirmou Páscoa. Segundo a secretária Tereza Cristina Dias (Produção), 300 amostras de solo analisadas já foram enviadas à empresa, que também já avalia a aquisição de área para sua instalação - em Bataguassu ou Santa Rita do Pardo, na região leste. "A empresa necessita de 200 mil hectares, sendo 125 mil já numa fase inicial".

Turismo

O potencial da indústria sucroalcooleira no Estado também é atrativo e deve ser tornar interessante a novos projetos para os portugueses, segundo Páscoa, especialmente para a produção de energia com biomassa de cana. Outro interesse já confirmado é do grupo hoteleiro Pestana, rede que atua em diversas cidades brasileiras e que deverá vir analisar Mato Grosso do Sul como mercado potencial.

Ainda no campo do turismo, o parlamentar defendeu incremento na divulgação do Pantanal, que ele considera "produto sem igual no mundo" e que se encaixa no tipo de destino atualmente buscado pelos europeus. "O turista da Europa tem buscado alternativas aos tradicionais resorts, às praias; e o Pantanal já atrai pelas informações e imagens que mostramos por lá", contou Páscoa, que, com o cônsul honorário, se dispôs a apoiar visitações de potenciais investidores dos setores industriais ou de turismo. Ele informou a André Puccinelli que está trabalhando para trazer também ao Estado o embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, que no fim deste ano trocará o cargo pela embaixada em Paris (França).

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: