BONITO / MS

31�

21�

terça, 30 de novembro de 2021

quinta, 26 de agosto de 2010

Principais atividades da SEMAP em Bonito

Principais atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária - SEMAP
 
Unidade de Processamento de Lixo
 
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Clademar José Sovernigo assumiu a pasta em dezembro de 2003 e informou que uma das principais medidas tomadas foi a ativação parcial da Unidade de Processamento de Lixo – UPL de Bonito.
 
A referida unidade está sendo operada pela associação de catadores de resíduos recicláveis recém-formada denominada RECICLA BONITO e conta com o apoio do programa de coleta seletiva Secos e Molhados. Este programa contempla a implantação de pontos de entrega voluntária, containeres e lixeiras padronizadas, associada às ações educativas formais e não formais planejadas conforme as fases de sua execução. 
 
Desde 1999 discute-se sobre um programa de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, onde a coleta seletiva é considerada fundamental para qualquer iniciativa em relação a esta problemática ambiental.
 
Como início da campanha de coleta seletiva, foram impressos e distribuídos panfletos informativos sobre a classificação dos resíduos e da própria coleta, o qual foi elaborado através da parceria entre a Semap, Associação Brazil Bonito, Projecto Vivo e Central de Aventuras.
 
A coleta de lixo municipal está sendo realizada por dois caminhões diferenciados, onde o caçamba coleta os resíduos recicláveis e o compactador continua coletando o rejeito e molhado. A rota, a freqüência e os dias da coleta estão sendo adequados conforme a realidade local e foi observado que a coleta dos dois tipos de resíduos deve ser realizada nos mesmos dias.
 
Com apenas um mês de coleta seletiva, são depositados aproximadamente 03 (três) caminhões caçamba de resíduos recicláveis na UPL, onde estes são triados pelos associados e comercializados posteriormente.
 
Os associados receberam uniformes patrocinados pela Ambiental Expedições e Bonito Aventura, ambas empresas de turismo, vacinas pela Secretaria Municipal de Saúde, orientações e planejamentos de cursos pelo Sebrae e suporte e fornecimento de equipamento de proteção individual pela Semap.
 
Depósito de Lixo Municipal
 
O depósito de lixo municipal está instalado na área industrial há mais de 25 (vinte e cinco) anos, porém não se sabe quais critérios utilizados para a escolha do local. Contudo o solo argiloso do tipo tabatinga encontrado na área em questão é considerado de menor permeabilidade, ou seja, com menor risco de contaminação subterrânea.
 
No início desta gestão, o depósito de lixo mais parecia um lixão, e após algumas intervenções tais como: abertura de valas, orientações para devida disposição conforme o tipo de resíduo, incluindo vala específica para resíduos de serviços de saúde; pode hoje ser caracterizado como aterro controlado. Dentro das limitações técnicas e dotação orçamentária, estamos realizando as ações possíveis, as quais possuem resultados relativamente satisfatórios.
 
Bonito, um dos principais destinos de turismo ligados à natureza, necessita estar atento à resolução efetiva desta problemática ambiental, portanto sabe-se que este tipo de disposição não é a mais adequada.  Por este motivo, está sendo viabilizada consultoria especializada com técnicos sanitaristas para o melhor encaminhamento da questão de resíduos sólidos de Bonito; para tal ação, contamos com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente gerido pelo COMDEMA.
 
Para dar continuidade ao trabalho iniciado pela Prefeitura, esperamos um maior envolvimento do empresariado local e mais participação comunitária, lembrando que a responsabilidade da questão do lixo é de quem produz, ou seja, é de todos nós.

Outras frentes de trabalho
 
- Reestruturação da Semap e aquisição de equipamentos via convênio CIDEMA, Ministério Público, Conservation Internacional e Fundo Municipal de Meio Ambiente;

- Reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável;

- Projeto piloto “Pesca e Qualidade de Vida”, a ser implantado no Distrito Águas do Miranda (Ponte do 21), apresentado em Brasília-DF pelo Superintendente Estadual da Pesca Thomas Luparelli e pelo Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária de Bonito Clademar José Sovernigo; no Ministério do Meio Ambiente, WWF, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria Geral de Agricultura e Pesca, Presidência Geral do IBAMA, Programa Nacional do Desenvolvimento da Pesca e Agência Brasileira de Cooperação;

- Elaboração dos primeiros convênios do PRODETUR SUL – Programa de Desenvolvimento de Turismo da região Sul e Mato Grosso do Sul – relacionadas ao meio ambiente;

- Coordenação da Guarda Municipal;
 
- Fortalecimento do Viveiro Municipal através da parceria entre Ministério Público, IBAMA, IDATERRA e SEMAP, incluindo Projeto Mandala;

Próximas Metas

- Descentralização da gestão ambiental no que se refere às questões de licenciamento;
 
- Reativação do Projeto Hortas Comunitárias;
 
- Implantação do Núcleo de Educação Ambiental e sede do COMDEMA;
 
- Estudo de viabilidade econômica no município em relação à implantação de resfriadores de leite, viabilizando a criação de um mini-laticínio para atendimento do pequeno produtor;
 
- Regulamentação, ampliação, revitalização e licenciamento ambiental do Balneário Municipal;
 
- Ordenamento e planejamento da arborização urbana.

Composição Organizacional da SEMAP

Secretário Municipal – Clademar José Sovernigo
 
Chefe do Departamento de Meio Ambiente – José Luis Pinto Cyrino
 
Chefe de Departamento de Agricultura e Pecuária – Joel Trindade
 
Chefe de Divisão de Projetos Ambientais – Paula Sant’Anna Battassini
 
Chefe da Unidade de Processamento de Lixo – Luis Aquino
 
Secretária Administrativa – Sirlei Busanello
 
Horário de Atendimento
 
Das 7h. às 13h – de 2ª a 6ª feira

Telefone – 67 255-3316
 
e-mail - semap@vsp.com.br

COLUNISTA

Paula Battassini

paula@portalbonito.com.br

Paula Sant'Anna Battassini, Bióloga e guia de atrativos turísticos naturais, trabalha na Associação Amigos do Brazil Bonito como diretora de projetos.

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: