BONITO / MS

31º

21º

sábado, 31 de outubro de 2020

quinta, 26 de agosto de 2010

Gastronomia & Turismo com Meio Ambiente

Sabemos que a atração do turismo no Mato Grosso do Sul é originada pelos atrativos e belezas naturais como os peixes, a mata nativa, os rios e os animais de caça. O turismo deveria prover de uma troca de respeito entre o turista, a natureza, a comunidade local e o meio empresarial.

Infelizmente essa falta de respeito condiz principalmente em relação ás queimadas, o desmatamento nas margens dos rios, a caça e pesca desordenada que ameaçam seriamente o destino do Turismo na região Sul Mato Grossense. Há a necessidade da consciência de respeito com a Natureza para que possamos recuperar esta degradação e falta de respeito ambiental.

Em se tratando do assunto TURISMO E GASTRONOMIA, deve haver a conscientização plena em todo setor para que pensem com consciência em formas de obter lucratividade promovendo a plena conservação do meio ambiente. O TURISTA que vem em busca de lazer não percebe como o meio ambiente é degradado, mas o que não colabora, mais cedo ou mais tarde sentirá na pele os efeitos negativos da sua falta de atitudes de ações para preservar o patrimônio turístico local.

O futuro notável de que não colaborar sem preocupação, logicamente será fechar as portas e se perguntarem o que eles fizeram de errado para não obter sucesso e outros simplesmente irão mudar de localidade e continuar a degradação em outro local.

Todos querem comer o pescado a caça da natureza por que é saboroso, mas o peixe de tanque ou a caça de cativeiro, para muitos  tem o gosto ruim e não presta. Esse argumento é natural, mas o que não foi pensado é o motivo pelo qual este peixe de  tanque tem gosto ruim?  E esta caça de cativeiro não presta?

Somos  formadores de opinião e neste assunto principalmente quem vive da profissão turismo e gastronomia deveriam repensar, para que sempre tenham sucesso colaborando com o meio ambiente.

Este assunto não pode ser tratado como modismo, que passa com o tempo, mas sim como tendência. É preocupante e não podemos pensar que o peixe e a caça vão um dia acabar e vamos simplesmente então virar canibais por que é “moda”.

O individualismo não leva a nada, atualmente às pessoas têm que se unir e trabalhar para que todos obtenham sucesso, principalmente relacionado no que mais dependemos que é nossa vida (Turismo, Gastronomia e o Meio Ambiente).

Receita do Sucesso

Ingredientes:

Respeito com o meio ambiente
União
Consciência
Inteligência
Criatividade

Preparo:

Misture tudo e sirva com sucesso o resto da vida.

COLUNISTA

Oscar Góis II

oscar@portalbonito.com.br

Oscar Góis II, Consultor gastronômico de hotéis, pousadas, embarcações, bares e restaurantes em Bonito e Florianópolis. Especialista em treinamento de quipe de cozinha, elaboração de cardápios regionais, armazenamento de insumos e marketing gastronômico.

Colunas relacionadas

COMENTÁRIOS

Site desenvolvido por: