quinta, 11 de junho de 2009
Daniela Venturato
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, 05 de junho, a Associação de Proprietários de RPPN do Mato Grosso do Sul (REPAMS) participou no Parque Estadual do Prosa em Campo Grande (MS), da solenidade de assinatura das portarias que aprovam os Planos de Manejo das RPPNs Cabeceira do Prata e RPPN Rio Sucuri localizadas na região de Bonito (MS). As duas reservas concluíram seus Planos de Manejo por meio de recursos aportados pelo Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal, uma parceira REPAMS e CI-Brasil.
Além das assinaturas das portarias feitas pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, também foram assinados os decretos que regulamentam o uso e ocupação das Zonas de amortecimento de dois Parques Estaduais: Matas do Segredo e Nascentes do Rio Taquari. As Unidades de Conservação (UC) ajudam na proteção da diversidade biológica de uma região. Toda UC devem realizar o Plano de Manejo que é um projeto dinâmico que determina o zoneamento e uso de uma área a ser conservada.
No caso das RPPNs o estudo aumentar o conhecimento sobre a reserva e promove um manejo adequado dos recursos naturais, resultando em eficiente uso e gestão da área. É importante ressaltar que há necessidade da realização do Plano de Manejo no prazo máximo de cinco anos a partir da criação de uma RPPNS. O documento deve abordar todos os aspectos referentes à reserva, desde a legislação sobre as atividades desenvolvidas até as normas que deverão ser seguidas dentro da reserva. O documento orienta o proprietário na administração e no gerenciamento de toda área.
Durante a solenidade de assinatura dos documentos o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli esteve presente e cumprimentou os proprietários das RPPNs: os senhores Eduardo Folley Coelho (Rio da Prata) e Geraldo Pinheiro Magela (RPPN Rio Sucuri). Na ocasião os proprietários falaram com a imprensa que fazia a cobertura jornalística do evento. O senhor Geraldo Magela foi entrevistado pelo Jornal local (Campo Grande) do SBT, a reportagem deve ir ao dia 05 de junho, às 18 horas.
RPPNs ato voluntário e de amor à Natureza
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Prata, localiza-se no entorno do Pantanal, na cidade de Jardim (MS). Na RPPN são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, conservação e ecoturismo. O passeio oferece aos visitantes atividades como cavalgadas, observação de pássaros e trilhas onde podem ser observados animais típicos da fauna pantaneira e ainda levam os turistas ao principal atrativo da RPPN, o mergulho nas águas cristalinas do rio da Prata um dos principais mananciais hídricos e de belezas cênicas da região da Serra da Bodoquena.
A RPPN São Geraldo localiza-se na região de Bonito (MS) e destaca-se na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai pelos rios de águas translúcidas, paisagens exuberantes e por ser parte do domínio da Mata Atlântica em conjunto com o Parque Nacional da Bodoquena e outras RPPNs existentes na região que formam um importante complexo de UC. A RPPN é parte integrante da Fazenda São Geraldo, conhecida como "Rio Sucuri" e que preserva as nascentes do Rio Sucuri, importante curso dágua e atrativo turístico da região.
Parques: Unidades de Conservação que ajudam na proteção da diversidade biológica de uma região
O Parque da Mata do Segredo fica localizado na área urbana de Campo Grande (MS), na região do bairro Nova Lima. O local tem uma área de 177 hectares. O Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari abrange a região de dois municípios - Alcinópolis e Costa Rica. A área de preservação possui 30 mil hectares.
A regulamentação dos planos de manejo dos parques permitirá um sistema de gestão das áreas e ainda a utilização destas áreas para o turismo ecológico, pesquisa e educação ambiental. Em Mato Grosso do Sul, dos seis parques Estaduais apenas dois têm um plano de manejo: o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.