segunda, 08 de junho de 2009
MidiaMax News
Em comemoração aos 144 anos da Batalha Naval do Riachuelo, celebrados em 11 de junho, a Marinha do Brasil através do 6º Distrito Naval realizou na tarde deste domingo, 7 de junho, uma simulação de Operação de Guerra no Pantanal. O cenário foi o Porto Geral de Corumbá.
Fuzileiros navais fizeram uma demonstração das atividades realizadas em campo utilizando navios, helicópteros, forças especiais e paraquedas.
A demonstração impressionou a população que foi até o local. Houve muitos aplausos à atuação dos militares. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos, falou da importância de levar essas atividades até a comunidade. "Primeiro essa operação de guerra no Pantanal é extremamente complexa. Existe uma grande coordenação entre helicópteros forças especiais, navios e a tropa interna. Demonstramos a capacidade da Marinha do Brasil na região Centro-Oeste, mostramos que está preparada para executar qualquer operação de defesa. Não só isso. Também aproveitamos para estreitarmos ainda mais os fortes laços que existem hoje entre a comunidade de Corumbá, Ladário e a Marinha do Brasil", salientou.
Adolfo de Souza Moreira, 33 anos, assistiu a simulação dos fuzileiros navais e disse ser fundamental demonstrar essa atuação à população. "Foi uma ótima iniciativa mostrar à comunidade como a Marinha do Brasil atua para defender a pátria. Trouxe meu filho de sete anos para assistir, com a intenção de despertar nele, desde cedo, o espírito de patriotismo", contou. Depois da demonstração da Operação de Guerra no Pantanal a banda de Música da Marinha e a Banda Municipal Manoel Florêncio se apresentaram para o público. As atividades em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo seguem até o dia 14 de junho.
História
Em junho de 1865, a esquadra aliada, comandada pelo Almirante Barroso, destruiu a força naval paraguaia na Batalha do Riachuelo. As forças terrestres de Lopez (comandante do Paraguai) começaram a sofrer uma série de derrotas, iniciando-se o recuo paraguaio. Em dezembro de 1864, as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso (antigo estado), ocupando Corumbá, e no início de 1865, penetraram na província argentina de Corrientes, para alcançar o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Desse modo, Brasil, Argentina e Uruguai formalizaram , em maio de 1865, o Tratado da Tríplice Aliança.