imagem do onda

segunda, 08 de junho de 2009

Marinha faz demonstração de Operação de Guerra no Pantanal

MidiaMax News

Em comemoração aos 144 anos da Batalha Naval do Riachuelo, celebrados em 11 de junho, a Marinha do Brasil através do 6º Distrito Naval realizou na tarde deste domingo, 7 de junho, uma simulação de Operação de Guerra no Pantanal. O cenário foi o Porto Geral de Corumbá.

Fuzileiros navais fizeram uma demonstração das atividades realizadas em campo utilizando navios, helicópteros, forças especiais e paraquedas.

A demonstração impressionou a população que foi até o local. Houve muitos aplausos à atuação dos militares. O comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos, falou da importância de levar essas atividades até a comunidade. "Primeiro essa operação de guerra no Pantanal é extremamente complexa. Existe uma grande coordenação entre helicópteros forças especiais, navios e a tropa interna. Demonstramos a capacidade da Marinha do Brasil na região Centro-Oeste, mostramos que está preparada para executar qualquer operação de defesa. Não só isso. Também aproveitamos para estreitarmos ainda mais os fortes laços que existem hoje entre a comunidade de Corumbá, Ladário e a Marinha do Brasil", salientou.

Adolfo de Souza Moreira, 33 anos, assistiu a simulação dos fuzileiros navais e disse ser fundamental demonstrar essa atuação à população. "Foi uma ótima iniciativa mostrar à comunidade como a Marinha do Brasil atua para defender a pátria. Trouxe meu filho de sete anos para assistir, com a intenção de despertar nele, desde cedo, o espírito de patriotismo", contou. Depois da demonstração da Operação de Guerra no Pantanal a banda de Música da Marinha e a Banda Municipal Manoel Florêncio se apresentaram para o público. As atividades em homenagem a Batalha Naval do Riachuelo seguem até o dia 14 de junho.

História

Em junho de 1865, a esquadra aliada, comandada pelo Almirante Barroso, destruiu a força naval paraguaia na Batalha do Riachuelo. As forças terrestres de Lopez (comandante do Paraguai) começaram a sofrer uma série de derrotas, iniciando-se o recuo paraguaio. Em dezembro de 1864, as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso (antigo estado), ocupando Corumbá, e no início de 1865, penetraram na província argentina de Corrientes, para alcançar o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Desse modo, Brasil, Argentina e Uruguai formalizaram , em maio de 1865, o Tratado da Tríplice Aliança.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: