imagem do onda

sábado, 09 de maio de 2009

Parceria ajuda a recompor florestas

IASB

Proprietários rurais recompôem áreas de Reserva Legal e APP com a ajuda de empresas interessadas em neutralizar carbono e contribuir com a conservação dos recursos naturais de Bonito/MS e região.

De um lado, paira sobre a cabeça do produtor rural a espada da lei ambiental, que o obriga a preservar ou recompor com árvores nativas no mínimo 20% de sua propriedade (Reserva Legal) - no caso do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste , sem levar em consideração a existência de cursos dágua dentro da propriedade. De outro lado, há produtores que mal têm dinheiro para investir nas lavouras anuais e na pecuária, o que se dirá no plantio de árvores.

De acordo com o biólogo Otávio Morais, da empresa Brasil Diverso, especializada em recomposição de florestas, "uma recomposição de floresta com espécies nativas, seguindo à risca toda a legislação, chega a R$ 15 por muda, por dois anos, com 1.667 mudas por hectare". Ou seja, durante dois anos, que é o tempo que se espera que a muda nativa já possa crescer por conta própria, o produtor gastaria no mínimo R$ 12.500 por hectare/ano (dados retirados do site http://www.sma.org.br .

A boa notícia é que o produtor rural tem, atualmente, a possibilidade de recompor áreas com espécies nativas sem gastar praticamente nada. Trata-se do Programa Plante Bonito, desenvolvido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB. O Plante Bonito é uma programa pioneiro de recuperação das matas nativas da Serra da Bodoquena, onde as mudas utilizadas são patrocinadas por empresas de diversos ramos, como também pessoas físicas e escolas.

Funciona assim: Para participar do Plante Bonito basta o produtor rural preencher um Formulário de Cadastramento da Propriedade (disponível no escritório do IASB). Caso sua área seja selecionada, será assinado um Contrato de Doação de Mudas para reflorestamento, onde o produtor interessado se compromete a colaborar com o plantio e a zelar pelas mudas. O IASB irá realizar o plantio e por um período de 2 anos fará o monitoramento das mudas e a sua reposição, caso haja a morte de alguma.

As mudas não possuem nenhum custo para o produtor rural. No entanto, destacamos que o Plante Bonito fornece apenas as mudas das árvores nativas e o plantio das mesmas, sendo a manutenção (c0roamento, irrigação, limpeza, dentre outros) por conta do proprietário. Reforçando, o monitoramento, a orientação técnica, as mudas e o plantio são por conta do IASB através do patrocíno dos empresários participantes do programa.

O Programa Plante Bonito foi lançado em novembro de 2007 com o plantio de 80 mudas às margens do córrego Restinga, em Bonito/MS. Atualmente conta com o apoio de 14 empresários, 02 escolas e 02 associações que possibilitaram até o momento o plantio de 1.600 mudas em 07 propriedades rurais distintas, localizadas em 02 municípios, Bonito e Jardim. Além disso, como as mudas são plantadas em períodos chuvosos, o IASB acumula por enquanto um saldo de 200 mudas para serem plantadas na próxima estação.

Como pode ser visto, com o apoio empresarial está sendo possível reflorestar áreas desmatadas, principalmente matas ciliares, buscando a conservação dos recursos hídricos e a manutenção de todas as formas de vida que dele dependem. Para as empresas participantes do Programa, além do reconhecimento pela atitude louvável de conservação dos recursos naturais, ela também recebe diversos outros benefícios que só vem a fortalecer o apoio dispensado.
Aos empresários, veja quem já aderiu ao Plante Bonito e siga este exemplo:

Pousada Águas de Bonito
Agência Águas de Bonito
Lima Limão Conveniência
Local Marketing e Comunicação
Escola Maria Imaculada (SP)
Escola Graded School (SP)
Wetiga Hotel
Agência Ar
Visanet - Filial Campo Grande/MS
REPAMS
Japacanin Ecoturismo
ABETA
Buraco das Araras
Projeto Jibóia
Balneário do Sol
Bonito Aventura
Supermercado Santos
Hotel Bonsai

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: