segunda, 29 de dezembro de 2008
Tribuna Popular
Com o Apoio da Prefeitura de Bonito, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente - Abrampa - realizou de 26 a 28 de novembro, no Zagaia Eco-Resort Hotel, em Bonito-MS, o evento "A Efetividade e a Atuação do Ministério Público na Proteção do Meio Ambiente".
Com a participação de 120 autoridades, membros do Ministério Público de todo o Brasil e dos países Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Peru, o encontro visou à otimização da atuação ministerial, através da promoção de troca de experiências na área ambiental, bem como a uniformização de sua atuação em relevantes temas, como: a reparação do dano e sua valoração, destinação de recursos, improbidade administrativa, crimes ambientais, cumprimento dos compromissos de ajustamento de conduta e efetividade das ações civis públicas, etc.
Na cerimônia de abertura falaram o Dr. Miguel Vieira da Silva (Procurador Geral de Justiça do Estado de MS), o Prefeito reeleito de Bonito José Arthur Figueiredo, a Dra. Silvia Cappelli (Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul), o Dr. Alex Fernandes Santiago (Promotor de Justiça de Minas Gerais) e o SR. Isaías Bernardini (Diretor do Sistema FIEMS e Presidente do Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente).
O Dr. Miguel Vieira, que foi promotor de justiça nesta cidade, afirmou em sua fala que "Bonito é realmente a jóia da coroa do turismo do Centro Oeste" e parabenizou enfaticamente o Dr. Luciano Laubert, Promotor de Justiça de Bonito, por ter um dos três trabalhos escolhidos pela Rede Globo para um programa sobre desenvolvimento sustentável no meio ambiente: o Projeto Formoso Rio, selecionado entre 20 trabalhos de todo o país.
Em sua fala, o Prefeito José Arthur agradeceu a honra e o privilégio de sediar esse importante evento e frisou a mentalidade com que o poder público municipal conduz sua política para o meio ambiente: "Bonito é hoje, sem sombra de dúvida, um exemplo para o país e o mundo de turismo sustentável, realizado de forma ambientalmente segura, com sucesso de público e risco mínimo para a natureza. A perspectiva do desenvolvimento sustentável é o caminho sem volta para garantir uma sadia qualidade de vida.
Devemos preservar para as futuras gerações uma ambiente ecologicamente equilibrada, apesar do número de pessoas dos centros urbanos terem mais que duplicado, aumentando a demanda por infra estrutura, torna-se cada dia mais urgente o processo de gestão sustentável que muda o foco das atenções da busca exclusiva da satisfação das necessidades econômicas, objetivando os aspectos culturais e sociais. O que deve ser sustentável não é a cidade como empreendimento, mas o estilo de vida das pessoas. Um dos caminhos para atingir essa meta é a política de educação ambiental, que vai mostrar às pessoas que o nosso progresso atual não pode ser construído à custa dos recursos das gerações futuras...".
Numa captação da Secretaria Municipal de Turismo, o evento foi realizado em parceria entre o Ministério Público do Estado de MS, a Prefeitura Municipal de Bonito, a Federação das Indústrias do Estado de MS (FIEMS), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), a Fundação O Boticário, a Fundação Avina e Águas do Gariroba, contando com os seguintes representantes: Edmundo Costa Junior (Secretário Municipal de Meio Ambiente), Augusto Mariano (Secretário de Turismo) e o Dr. Luciano Laubert (Encarregado da área ambiental do Ministério Público em Bonito).