Festival de Cinema de Bonito será o primeiro a reunir o audiovisual de países latinos no Brasil
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela: No momento, mais de 300 inscrições foram feitas no
Mídiamax
Lançado oficialmente nesta segunda-feira (7), o Festival de Cinema sul-americano de Bonito, "Bonito CineSur", é o primeiro do Brasil a reunir produções de toda a América do Sul. Até o momento, mais de 300 produções já foram inscritas.
A ideia do Festival é mostrar que Bonito também pode se tornar um centro de debate econômico do audiovisual na América do Sul, assim como Cartagena (Colômbia) e Gramado (RS) já são, além de discutir sobre a difusão de produtos latinos na indústria cinematográfica.
O "Bonito CineSur" será realizado entre os dias 05 e 12 de novembro. Além da exibição dos melhores filmes de continente, o evento contará com oficinas de roteiro e de projetos de coprodução internacional, debates, palestras e encontros com representações diplomáticas e organismos de fomento à indústria cinematográfica.
As embaixadas e os institutos de cinema dos países sul americanos já estão divulgando a data de inscrição, que vai até o dia 31 de agosto.
Os países que já se inscreveram seus filmes são: Brasil. Argentina, Colômbia. Chile, Peru e Uruguai. As inscrições estão sendo feitas no site oficial.
Festival coloca Bonito no circuito dos grandes eventos internacionais de cinema O Bonito CineSur, ampliará o calendário de eventos culturais da cidade, do estado e do país, buscando se consolidar como espaço de encontro e integração do audiovisual sul-americano, a fim de apresentar as cinematografias da América do Sul, com seus melhores filmes, e reunir profissionais de todos os países do continente.
O evento contará com mostras competitivas do cinema sul-americano de filmes inéditos, de longas-metragens e curtas-metragens realizados entre os anos 2022 e de 2023. Também haverá mostras paralelas do cinema sul-americano de animação infanto-juvenil e de cinema de temática ambiental, além de mostra competitiva exclusiva do cinema sul-mato-grossense.
Premiações, debates, encontros, oficinas/workshops de coprodução internacional, elaboração de projeto audiovisual e roteiro cinematográfico farão parte da programação, que contará também com ações musicais sul-americanas.