imagem do onda

quarta, 13 de novembro de 2024

Grupo Rio da Prata em MS é premiado por inovar em ecoturismo sustentável

Iniciativas de conservação em Jardim e Bonito consolidam reconhecimento nacional do Grupo Rio da Prata

A Crítica Net

Cachoeiras da Estancia Mimosa(Foto: Márcio Cabral)

 No coração do ecoturismo brasileiro, o Grupo Rio da Prata acaba de conquistar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, na categoria Gestão e Governança, pelo trabalho ambiental e práticas inovadoras em suas atrações de Jardim e Bonito.

A premiação, que ocorreu em 9 de novembro na Festuris, em Gramado, um dos maiores eventos de turismo da América Latina, foi destinada à iniciativa “A Jornada da Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata”, consolidando a atuação do grupo como referência em turismo consciente.

Desde a criação do Recanto Ecológico Rio da Prata em 1995, a filosofia do grupo sempre foi focada na proteção ambiental. Projetos como a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e programas de reflorestamento já colocavam o grupo entre os líderes de ecoturismo sustentável. Hoje, o grupo integra três atrações – Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa e Lagoa Misteriosa –, que, juntas, fortalecem o compromisso com a preservação e encantam milhares de visitantes todos os anos. Desta vez, pela primeira vez, o reconhecimento veio para o grupo como um todo, reforçando que a força da união pode ser o caminho para impactar de forma ainda mais abrangente.

“O prêmio reconhece algo que já acreditamos há muito tempo: não basta atrair visitantes, é preciso proteger o que temos de mais valioso, e isso só acontece quando se trabalha em conjunto”, destacou o empresário Eduardo Coelho, um dos sócios do grupo.

Simone Spengler Coelho, diretora do grupo, acredita que o prêmio é resultado do compromisso de cada colaborador e parceiro: “Estamos imensamente felizes. Este reconhecimento é o reflexo de um trabalho conjunto de toda a equipe e dos visitantes que respeitam e compartilham nossa visão de preservação.”

Da floresta ao turista: o percurso de uma sustentabilidade integral - A trajetória do Grupo Rio da Prata vai muito além de atrativos turísticos. Com práticas que capturam mais carbono do que emitem, o grupo ostenta a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative.

Essa ação, aliada ao reflorestamento e à criação de RPPNs, faz da conservação um ato contínuo. O grupo também implementou sistemas agroflorestais, que harmonizam produção agrícola e conservação florestal, restaurando o solo e promovendo a biodiversidade, garantindo que a natureza siga seu curso e mantenha seu papel de fonte de vida e equilíbrio.

O Grupo Rio da Prata acaba de conquistar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, na categoria Gestão e GovernançaO Grupo Rio da Prata acaba de conquistar o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, na categoria Gestão e Governança

As ações do grupo não se resumem à sustentabilidade ambiental, mas também investem em segurança e qualidade de serviço. Desde 2010, o grupo é certificado pelo Sistema de Gestão de Segurança, com a norma ABNT NBR ISO 21101, assegurando que as experiências turísticas sejam seguras e responsáveis.

Como resultado desse compromisso com a qualidade e com a sustentabilidade, o grupo foi premiado várias vezes pelo TripAdvisor, recebendo o “Travelers’ Choice” entre 2020 e 2023 e o “Best of the Best” em 2024. Em 2019, a distinção “Tourism for Tomorrow” reconheceu o grupo na categoria Destination Stewardship, o que fez com que o ecoturismo brasileiro se tornasse referência internacional.

Prêmios e desafios: um futuro de preservação - Localizados nas cidades de Jardim e Bonito, o Grupo Rio da Prata não apenas promove o turismo, mas preserva o ambiente que o sustenta. Através de sua trajetória de inovação, conservação e cuidado, o grupo mostra que é possível oferecer experiências turísticas extraordinárias sem comprometer a natureza.

O prêmio da Braztoa de Sustentabilidade é mais do que um reconhecimento; é a confirmação de que o grupo é, de fato, um exemplo de ecoturismo sustentável.

“Queremos que as futuras gerações possam vivenciar o que temos hoje. Essa premiação é um impulso para continuarmos acreditando que um ecoturismo de verdade não é apenas sobre o que mostramos aos nossos visitantes, mas sobre o que deixamos para o futuro”, conclui Eduardo Coelho.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: