imagem do onda

segunda, 15 de fevereiro de 2021

Bonito (MS) é considerado destino internacional de turismo seguro

Premiado diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito (MS)

Bonito Informa

(Foto: Assessoria SEBRAE/MS)

 Premiado diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito (MS) é considerado também uma atração internacional segura. O município recebeu, no ano passado, o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council).

O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança teve o apoio do Sebrae/MS, que por meio de parceria com Sesi/MS e Senac/MS, lançou em 2020 o programa Bonito Seguro, visando a retomada segura das atividades turísticas na cidade.

“O Sebrae sempre apoiou Bonito com ações para o desenvolvimento do turismo. Com a pandemia, que veio como aceleradora do processo de mudança, foi preciso auxiliar os empresários nas adaptações para o funcionamento seguro. O selo consolida todo este trabalho realizado em prol da retomada segura do Turismo em Bonito MS, principal atividade econômica do município”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, que também é secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

O programa Bonito Seguro auxiliou na elaboração de plano de retomada com as associações representativas do trade turístico; capacitou empresas e passeios em bonito do município nos protocolos de biossegurança; entregou o selo Bonito Seguro para os empreendimentos que cumpriram 100% das medidas de saúde e segurança; reforçou aos turistas a importância das medidas da vigilância sanitária, entre outras ações.

Ao todo, o programa alcançou 2.413 empresas e 693 protocolos de biossegurança foram entregues aos empreendimentos do município. “A ação garantiu a retomada das atividades econômicas. Os turistas voltaram à região, seguindo os limites de capacidade e outras medidas sanitárias impostas pelos protocolos estabelecidos no município. Se trata de um caso de sucesso, exemplo para outros destinos no país”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Com a atuação em Bonito, Mato Grosso do Sul tornou-se um dos primeiros estados brasileiros a conquistar o selo "Safe Travels". Além do funcionamento seguro, o destino de ecoturismo se destaca pelo turismo de aventura, com atrações como paisagens naturais, cachoeiras, grutas, flutuações e mergulhos em rios de águas cristalinas.

Sobre o selo

O protocolo de boas práticas da World Travel & Tourism Council foi elaborado seguindo as recomendações da OMS, com a colaboração de entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, os protocolos de biossegurança adotados pelos destinos solicitantes precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: