imagem do onda

quarta, 19 de junho de 2019

Tradicional festa em Bonito celebra 91 anos no dia 29 de junho

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a paróquia São Pedro Apóstolo, em Bonito (MS), promove entre os dias 20 a 30 de junho diversos eventos para celebrar a 91ª edição da Festa de São Pedro.

Bonito Notícias

(Foto: Divulgação)

 Estão confirmadas as novenas, quermesse, cavalgada e pedalada.

O evento é aberto ao público.

Veja a programação completa na imagem ao lado.

A IMPORTÂNCIA CULTURAL DA FESTA

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo - ex-pároco (padre responsável pela paróquia) de Bonito:

"Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29 de junho de 1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o apóstolo foi designado padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito".

De acordo com o padre "foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos".

Já na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro foi incorporada à festa , tornando-se também uma expressão tradicional da cultura da cidade.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: