imagem do onda

sábado, 09 de março de 2019

Após 26 anos, Rio Formoso volta a receber disputa de canoagem em Bonito

O Rio Formoso, em Bonito, volta a ser cenário de uma competição de canoagem, depois de 26 anos.

Bonito Informa

(Foto: Rafael Girotto)

 O principal curso d’água da cidade recebe, neste fim de semana, a primeira etapa do Campeonato Estadual.

Famoso pelas águas cristalinas e propícias para as atividades de ecoturismo, o Rio Formoso fazia parte do extinto Rally Brasileiro de canoagem, conforme conta o presidente da Federação Estadual da modalidade, Rafael Girotto.

“O último foi em 1993. Vinham atletas do Brasil todo disputar o Rally em Bonito. Desde então, não teve mais nenhum evento de canoagem no Rio Formoso. Esse trajeto faz parte desse antigo Rally”.

O percurso da prova tem aproximadamente 2 quilômetros, com uma série de corredeiras pelo caminho e nível de dificuldade médio. Os atletas descem o rio um de cada vez e ganha quem levar menos tempo para terminar o circuito.

A etapa contempla apenas a canoagem descida, em que o competidor deve demonstrar controle sobre seu barco em águas rápidas enquanto percorre uma pista pré-definida. A disputa envolve as categorias turismo, feminino (open e master), K1 (sênior, master e super master) e junior.

Pelo menos 50 canoístas do Estado são esperados para a competição. Atletas convidados do Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina também confirmaram presença.

Entre os inscritos estão os convocados para a seleção brasileira Rafael Girotto, Daniel Hayashi, Bárbara Marinho e Pedro Henrique Moura Ávila, todos de Mato Grosso do Sul. Os três primeiros foram chamados para o Mundial sênior, que será realizado na cidade de La Seu D’Urgell, na Espanha, em setembro. O último foi indicado para representar o País no Mundial junior, em Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina, em julho.

As disputas em Bonito ainda servem de preparação para o Campeonato Brasileiro de canoagem descida. A primeira etapa está marcada para abril, em Ibitirama, no Espírito
Santo.

MEIO AMBIENTE

Segundo Girotto, a federação pretende manter o Rio Formoso no calendário anual de competições de canoagem. A entidade ainda quer trazer um evento nacional da modalidade para o curso d’água
de Bonito.

“Juntamente com o evento, levantar a bandeira de preservação das nossas águas, do ecossistema, que a canoagem sempre levantou. Fomentar a parte esportiva e também a parte ecológica, de preservação ambiental”, completa.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: