imagem do onda

quinta, 19 de abril de 2018

Idealizador de Projeto em Bonito coordena Desafio Natureza nas Cidades

O objetivo do Desafio é conectar as pessoas à natureza, além de fornecer informações e incentivar a valorização da biodiversidade local.

Bonito Notícias

Doutor em Ecologia, José Sabino.(Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

O professor da Uniderp José Sabino, idealizador do Projeto Peixes de Bonito, coordenará regionalmente o projeto Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challenge), realizado em mais de 65 cidades ao redor do mundo.

O objetivo é conectar as pessoas à natureza, além de fornecer informações e incentivar a valorização da biodiversidade local.

Os interessados em participar do desafio poderão fotografar animais, plantas e outros organismos de suas regiões e submeter as imagens por meio da plataforma e aplicativo oficial do evento, iNaturalist (www.inaturalist.org) entre os dias 27 e 30 de abril. Auxiliados por um time de voluntários da comunidade online, os participantes do desafio também poderão ajudar na identificação de todos os registros submetidos, entre os dias 1 e 3 de maio. Os resultados finais serão divulgados no dia 4 de maio.

Os registros contendo os nomes e as localidades das espécies serão imediatamente depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (Global Biodiversity Information Facility), uma organização internacional dedicada à disponibilização de dados sobre a biodiversidade. Porém, os direitos sobre as fotografias permanecem como propriedade dos participantes, que podem optar por diferentes licenças de uso para suas fotos, seguindo o padrão Creative Commons, ou podem escolher por não autorizar o uso de suas imagens em nenhuma circunstância.

O Desafio Natureza nas Cidades (City Nature Challenge) foi lançado em 2016 como uma iniciativa das pesquisadoras Lila Higgins, do Museu de Los Angeles de História Natural (NHMLA), e Alison Young, da Academia de Ciências da Califórnia (CAS). Em 2017, o evento foi realizado em 16 cidades nos Estados Unidos e os voluntários registraram mais de 125 mil imagens da fauna e da flora presentes em seus municípios.

SERVIÇO
Uniderp | Desafio Natureza nas Cidades
Hotsite do desafio: www.desafionaturezanascidades.com.br/
Inscrições: de 27 a 30 de abril de 2018
Site para submissão de imagens: iNaturalist (http://www.inaturalist.org/)
Resultados: 4 de maio de 2018

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: