imagem do onda

sexta, 15 de agosto de 2014

Audiência pública marcou debate sobre proteção dos rios em Bonito

Participaram da discussão parlamentares, autoridades locais e população bonitense.

Com informações da ALMS

Composição da mesa de autoridades(Foto: Roberto Okamura/ALMS)

 Autoridades, biólogos, representantes de entidades de classe, ambientalistas e empresários reuniram-se, nesta quinta-feira (14), na audiência pública "Discussão acerca dos instrumentos legais de proteção aos rios de águas cristalinas" no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Bonito.

O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa (PR).

A discussão teve por base o Projeto de Lei nº 126/14, apresentado pelo parlamentar, em tramitação na Casa de Leis. O projeto institui área de proteção ambiental nas nascentes, áreas úmidas, brejos ou veredas dos rios da Prata, Formoso, Peixe, Aquidaban e afluentes e também estabelece outras normas para o uso e a proteção destas microbacias.

Para o promotor de justiça do município Luciano Loubet, este é um momento de preocupação da população com rios de Bonito. "Temos que buscar soluções para garantir a preservação, o projeto vem ao encontro do desejo do Conselho de Meio Ambiente de Bonito que busca a preservação e o planejamento para que o meio ambiente não seja prejudicado", disse.

O presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (ISB), Eduardo Coelho, reforçou a importância de proteger as áreas úmidas e brejos, pois "são os pulmões dos rios e devem ser cuidados com muita atenção".

O deputado Paulo Corrêa concluiu os trabalhos avaliando o êxito da audiência. "Saio daqui fortalecido pelo debate com vocês para continuar lutando pela aprovação deste projeto de lei, porque eu não estou contra o produtor rural, estou em benefício do meio ambiente", afirmou.

Com as informações coletadas da audiência, o deputado destacou que não será necessária nenhuma alteração no Projeto de Lei e que houve consenso da população presente no evento. Foram acatadas as sugestões de premiar as pessoas que cuidam e preservam o meio ambiente; a possibilidade de monitoramento da qualidade da água e o desenvolvimento de novo projeto visando a conservação do solo.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: